Representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do projeto Todos pela Educação se reuniram para alinhar ações conjuntas em prol de políticas públicas educacionais no país. Entre os temas, estiveram a Primeira Infância e relações étnico-raciais.
No decorrer deste ano, a Atricon desenvolveu diversos projetos em relação à temática. Um deles inclui fiscalizar a inclusão da oferta da educação antirracista e ambiental nos currículos escolares a partir de 2024. Além disso, a Atricon emitiu – em conjunto com outras entidades – uma nota recomendatória sugerindo que a priorização da primeira infância seja incluída nos projetos de ciclo orçamentário, como destaca o auditor Leo Richter, no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.
Já o projeto Todos pela Educação, há 17 anos, trabalha para mudar a qualidade da Educação Básica no Brasil. A organização não tem fins lucrativos, nem ligação com partidos políticos. Entre as iniciativas que desenvolve, está o “Educação que dá certo”, ação que mapeia, analisa e compartilha bons exemplos de políticas educacionais do país. Outro exemplo é o Anuário Brasileiro da Educação Básica, ferramenta de consulta a todos que desejam compreender melhor o cenário do ensino no Brasil. O Diretor Executivo da organização, Olavo Nogueira Filho, traz um balanço sobre o encontro com a Atricon na reportagem.
Na reunião deste mês, a Atricon e o Todos pela Educação definiram uma atuação conjunta com os órgãos de controle para realizar treinamentos e reuniões temáticas, além de oficinas para elaboração de um documento a ser entregue ao Governo Federal, no âmbito de um grupo de trabalho pela primeira infância.
Acompanhe a Atricon
Site: www.atricon.org.br
Instagram: www.instagram.com/atricon_oficial
Twitter: www.twitter.com/atricon
Linkedin: www.linkedin.com/atricon-oficial
Flickr: www.flickr.com/photos/atricon/albums