Professor do Rio de Janeiro que usa músicas para combater o racismo nas escolas é um dos participantes de seminário em Porto Alegre

“O meu cabelo é bem bonito! É black power e bem pretinho.” Esse trecho é de uma das músicas criadas pelo professor da rede pública do Município do Rio de Janeiro Allan Pervirguladez, que procura estimular a autoestima de crianças, desde os primeiros anos de vida, ao mesmo tempo em que ensina sobre o antirracismo de forma lúdica. Nos vídeos das aulas publicados nas redes sociais, que somam mais de 10 milhões de visualizações, o interesse e o envolvimento dos alunos são evidentes. 

Nas aulas, Allan ensina sobre a beleza dos diferentes tipos de cabelo, do crespo ao liso, e sobre o respeito ao próximo. A intenção, segundo o professor, é mudar a perspectiva das crianças sobre si mesmas. Para motivar outros professores e conscientizar sobre a necessidade de ensinar de forma lúdica sobre esses temas, o professor participará do seminário nacional, que ocorrerá no dia 26 de outubro, das 9h às 17h, no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. 

O encontro é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o apoio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS e do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). Acesse a programação. Os interessados podem realizar a inscrição na página da Escola de Gestão do TCE-RS

Também palestrante do seminário, o presidente da Atricon, Cezar Miola, destaca os órgãos de controle estão sendo orientados e estimulados pela entidade a adotarem ações pedagógicas e de fiscalização em relação ao cumprimento da lei que trata da obrigatoriedade do ensino antirracista  junto aos entes públicos.

O objetivo do seminário é debater avanços para a fiscalização da oferta do ensino da temática, a promoção da educação antirracista e das relações étnico-raciais nos processos formativos dos docentes e expor práticas bem-sucedidas desenvolvidas por escolas. 

Saiba mais:  Allan Pevirguladez é professor de Língua Portuguesa na rede pública municipal do Rio de Janeiro há 16 anos. Estimula o empoderamento e o antirracismo de forma lúdica em suas aulas. Criou o projeto Música Popular Brasileira Infantil Antirracista, que surgiu quando compôs a canção O Meu Cabelo é Bem Bonito, um viral das redes sociais no Brasil e em outros países. Atua também como consultor antirracista do Instituto Vini Jr.

Assista a  alguns dos vídeos publicados:

Vídeo de um trecho das aulas publicado nas redes sociais do professor.

Vídeo de um trecho das aulas publicado nas redes sociais do professor.

Participação no Programa Encontro, da Rede Globo.