A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) integra o Grupo de Trabalho Técnico (GTT) formado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), para o enfrentamento ao bullying, ao preconceito e à discriminação na Educação. Os representantes da Atricon nesse GTT são o conselheiro Cezar Miola, vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Associação, e o sociólogo Marcos Rolim, vice-diretor da Escola de Gestão e Controle do TCE-RS.
O GTT, lançado em evento presidido pela secretária Zara Figueiredo no dia 28 de agosto último, tem se reunido semanalmente, recolhendo contribuições da Sociedade Civil para a definição de uma política pública quanto ao tema. Nesta sexta-feira (25), ocorreu a sétima reunião do GTT, com a oitiva da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReDHB), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Atricon.
Na reunião, Marcos Rolim abordou a necessidade de criação de um Serviço Nacional de Medição do Bullying e Outras Formas de Violência na Escola, vinculado ao MEC, chamando a atenção para a inexistência de dados oficiais a respeito do fenômeno, o que inviabiliza a produção de diagnósticos com base territorial e, por consequência, o delineamento de uma política pública eficiente.
Em sua apresentação, Rolim apresentou dois instrumentos de pesquisa validados internacionalmente: a Escala BullyHARM (Bullying, Harassment and Aggression Receipt Measure Scale), um questionário de autorrelato que mede o bullying em quatro dimensões: verbal, físico, relacional e cyberbullying e a Pesquisa sobre o Clima Escolar de Delaware (Delaware School Climate Survey), que permite diagnosticar a qualidade das interações pessoais em cada escola.
Marcos Rolim, doutor em Sociologia pela UFRGS, instituição onde também realizou seu pós-doutoramento, é pesquisador na área da prevenção à violência, com artigos científicos sobre bullying e um livro sobre o tema (Bullying, o pesadelo da escola) publicado em 2010 pela editora Don Quixote.