Atricon marca presença na posse de Vital do Rêgo na Presidência do TCU

Membros da Diretoria da Atricon e de diversos Tribunais de Contas prestigiaram, nesta quarta-feira (11), a posse do novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, e do vice-presidente, ministro Jorge Oliveira.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, parabenizou o ministro Vital do Rêgo e desejou que sua gestão seja marcada pelo fortalecimento do controle externo e pela excelência na fiscalização em prol da sociedade. “Já mantivemos reuniões de trabalho com o ministro Vital do Rêgo e alinhamos estratégias para melhorar o sistema de controle externo”, mencionou. “A Atricon será uma grande parceria de sua gestão e tenho certeza que vamos avançar em temas que melhorem a vida das pessoas”.

Além disso, Edilson Silva agradeceu ao ministro Bruno Dantas, agora ex-presidente do TCU, pelo comprometimento e pela parceria com a Atricon durante sua gestão. “Essa parceria foi essencial para promover avanços significativos no sistema de controle externo”, reconheceu.

O vice-presidente Executivo da Atricon, Joaquim de Castro, celebrou a posse e reforçou o compromisso em fortalecer o controle externo em benefício da sociedade. “O ministro Vital do Rêgo tem ampla experiência em administração pública e também uma vivência enorme na área política. Isso vai contribuir muito para o melhoramento do sistema”, disse.

Estiveram presentes, também, na solenidade de posse o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná, o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, e os diretores da Atricon Gilberto Jales (TCE-RN), Susana Azevedo (presidente do TCE-SE), Marcus Presídio (presidente do TCE-BA), Marco Peixoto (presidente do TCE-RS), além dos presidentes do TCE-PE, Valdecir Pascoal, do TCM-BA, Francisco Netto, do TCE-PB, Nominando Diniz, do TCE-ES, Domingos Taufner, do TCE-PI, Kennedy Barros, do TCE-RJ, Rodrigo Nascimento, do presidente eleito do TCE-RJ, Márcio Pacheco, do conselheiro Amiraldo Favacho (TCE-AP), e do conselheiro substituto do TCE-GO, Cláudio André Abreu Costa.

Mandato

O exercício do mandato dos dois cargos no TCU começa a partir de 1º de janeiro de 2025, com a possibilidade de reeleição por igual período. A votação ocorreu como estabelecido no Regimento Interno do Tribunal, na última sessão ordinária do mês de dezembro, realizada na semana passada.