Tribunais de Contas e CNMP unem forças em ação nacional por água potável nas escolas

Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça

Entre os dias 2 e 6 de junho, Tribunais de Contas de todo o país, em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público, irão visitar unidades de ensino que ainda não têm acesso à água potável.

A ação faz parte do projeto Sede de Aprender, iniciativa interinstitucional que busca enfrentar a precariedade do saneamento básico nas instituições de ensino. De acordo com dados do Censo Escolar 2024, mais de 6 mil escolas em funcionamento não têm água potável, uma realidade que afeta diretamente a saúde, o aprendizado e a permanência dos alunos, especialmente meninas em situação de vulnerabilidade.

As visitas técnicas têm como objetivo dar visibilidade ao problema e mobilizar autoridades locais para mudanças concretas.

O conselheiro Cezar Miola, vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon e coordenador da Comissão de Educação, reforça o impacto da iniciativa.

Para apoiar essa mobilização, foi criado um painel público com dados detalhados sobre a infraestrutura das escolas. A ferramenta utiliza Business Intelligence, ou BI — que nada mais é do que uma forma inteligente de organizar e apresentar grandes volumes de informações, por meio de gráficos e mapas interativos. Assim, é possível ver, por exemplo, onde estão as escolas sem água e quantos estudantes são afetados.

É possível acessar o painel com os dados completos pelo site da Atricon.