Atricon participa de evento sobre os impactos das mídias digitais na educação

O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, representou a entidade em encontro que debateu os impactos das mídias digitais na educação e na saúde mental de crianças e jovens, promovido pela Fundação Lemann, em parceria com a deputada estadual de São Paulo, Marina Helou. O evento, realizado na capital paulista, teve a participação do psicólogo Jonathan Haidt, autor dos livros Geração Ansiosa, A Mente Moralista e A Hipótese da Felicidade.

Durante sua fala, Haidt, apresentou dados e análises sobre os efeitos da exposição precoce das crianças às telas, destacando os impactos na aprendizagem e o aumento de problemas de saúde mental. Jonathan Haidt, doutor em Psicologia pela Universidade da Pensilvânia e fundador do Ethical System Org, discutiu também as possíveis soluções para lidar com os efeitos da hiperconexão.

De acordo com Cezar Miola, a participação nos debates oportunizou a reflexão em relação à necessidade de adequação de políticas públicas para enfrentar os efeitos da tecnologia na educação. “Entender as implicações dessas novas ferramentas auxilia a ter uma visão sobre como a área pública pode buscar caminhos para adequar as ações governamentais a essa realidade”, afirmou.

O evento contou com a presença de outros especialistas e representantes de instituições públicas e educacionais, que discutiram formas de enfrentar os desafios apresentados pela tecnologia, especialmente no que diz respeito à saúde mental e à educação de crianças e adolescentes.