Com o tema “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”, o III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) teve início nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro, reunindo mais de 900 inscritos de todas as regiões do país. Comunicadores, membros, servidores e especialistas participam do evento que discute os desafios da comunicação institucional no controle externo, possibilita trocar experiências e reforça o papel da comunicação pública como ferramenta de aproximação com a sociedade, transparência e fortalecimento das instituições.
Na cerimônia de abertura, representantes das entidades organizadoras e apoiadoras destacaram a importância estratégica da comunicação para a democracia e a conexão entre os Tribunais de Contas e a população.
O presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva, ressaltou a expressiva adesão ao evento, que “atesta o sucesso e a relevância ímpar deste congresso para o sistema Tribunais de Contas e o reconhecimento do trabalho de comunicação promovido pela Atricon”. Segundo ele, “vivemos uma era em que a comunicação pública enfrenta o desafio de manter sua relevância e credibilidade em um ambiente virtual saturado por desinformação. Não basta comunicar — é preciso conectar, traduzir o interesse público em uma linguagem simples, acessível, empática e verdadeiramente cidadã”.
Um dos anfitriões do encontro, o presidente do TCE-RJ, conselheiro Márcio Henrique Cruz Pacheco, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou a necessidade de comunicar com transparência: “Precisamos prestar contas do que estamos fazendo”, afirmou.
O presidente do TCMRio e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Luiz Antonio Guaraná, destacou a importância da diversidade de visões no sistema de controle e defendeu maior confiança social nas instituições: “O consensualismo tem levado a melhores resultados. Que a sociedade confie mais na gente e que possamos produzir mais”.
Coordenador-geral do congresso e da Rede de Secretários de Comunicação dos TCs, o conselheiro Joaquim de Castro (TCM-GO) reforçou o alinhamento da comunicação pública à missão das Cortes de Contas: promover transparência e contribuir com a melhoria da vida do cidadão.
Representando a Prefeitura do Rio de Janeiro, o secretário municipal de Integridade e Transparência Pública, Rodrigo Correia, defendeu que os investimentos públicos se traduzam em serviços de qualidade e afirmou que “combater a desinformação, as fake news e discutir o avanço da inteligência artificial são pilares da nova comunicação pública — desde que a integridade da informação seja preservada”.
A diretora de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB) conselheira Susana Azevedo Freitas (TCE-SE) representou o presidente da entidade, Edilberto Pontes Lima, compondo a mesa de autoridades durante a solenidade.
Também participaram da mesa de abertura:
- Tatiana Carius, diretora de Relações Institucionais da AEGEA Saneamento (Águas do Rio);
- Conselheiro Tiago Ribeiro (TCMRio), vice-presidente da Abracom;
- Juiz conselheiro Claudio Pene, do Tribunal Administrativo de Moçambique;
- Conselheira substituta Milene Dias da Cunha (Audicon);
- Procurador Marcílio Barenco (Ampcon);
- Conselheiro Marco Peixoto (TCE-RS), presidente da ASUR;
- Felipe Santa Cruz, secretário de Governo do Município do Rio de Janeiro.
Parcerias e homenagens
Durante o evento, Atricon, IRB e a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) firmaram um Protocolo de Intenções para cooperação técnico-científica, cultural e de intercâmbio de experiências.
Na ocasião, a Abrasci também homenageou o presidente da Atricon com a medalha e comenda “Homens de Honra”, concedida a personalidades que se destacam por liderança, integridade e contribuição ao desenvolvimento do país.
Cultura e programação
A abertura do congresso contou com a apresentação da bateria da Estação Primeira de Mangueira, trazendo o ritmo e a energia da cultura carioca.
A programação do primeiro dia inclui palestras com as jornalistas Natuza Nery e Giuliana Morrone. À tarde, o repórter Bem-Hur Correia (Grupo Globo) e o pesquisador Márcio Borges (NetLab/UFRJ) discutem o uso de inteligência artificial na análise de dados. Em seguida, Gustavo Igreja (Banco Central) e Marcelo Senise (Instituto Brasileiro para Regulamentação da IA) debatem o futuro da comunicação pública. Também será apresentado o projeto Reporta+ e experiências de Boas Práticas na Comunicação.
III CNCTC
O III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (III CNCTC) acontece até quinta-feira (7), no Ribalta, espaço multieventos localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o tema central “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”. O encontro reúne comunicadores, especialistas, acadêmicos, servidores e membros dos Tribunais de Contas de todo o país para debater os desafios contemporâneos da comunicação institucional no controle externo.
O evento é uma realização conjunta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e Instituto Rui Barbosa (IRB), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Águas do Rio, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e Multiplan.
Texto: Dhenia Gerhardt/TCE-TO e Gabriella Antunes/TCE Ceará
Foto: Fábio Rossi/TCMRio
Edição: Joyce Murasaki /TCM-SP