Dentro do projeto de implantação do Processo de Contas eletrônico (PCe) no âmbito do Tribunal de Contas (TCE-RO), buscando atender objetivo estabelecido no Plano Estratégico da Corte para o período 2011/15, referente à redução do tempo de apreciação e julgamento de processos, já estão sendo realizadas reuniões com os setores envolvidos diretamente na ação.
Os encontros, que são coordenados pela Secretaria de Informática (Seinf), buscam, primordialmente, preparar o setor, incluindo chefia e servidores, para a vigência do PCe, envolvendo, entre outros pontos, esclarecimentos e observações sobre rotinas e procedimentos internos, específicos de cada unidade do Tribunal.
Nessa segunda-feira (8), as reuniões, que já envolveram o Controle Externo, o Ministério Público de Contas, os gabinetes e a Divisão de Documentação e Protocolo, tiveram continuidade, com a participação de servidores da Secretaria de Processamento e Julgamento (SPJ). Nesses encontros também são realizados pequenos acertos ou adequações, quanto às atividades do setor em relação ao PCe.
O QUE É O PCe
Iniciada em meados do ano de 2012, a implantação do Processo de Contas eletrônico (PCe) é um esforço do TCE-RO para atender objetivo traçado em seu Plano Estratégico. O programa, que teve sua origem no sistema Tramita, através de termo de parceria firmado com o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), foi customizado para as necessidades da Corte rondoniense.
Uma vez totalmente implantado no âmbito das rotinas internas do TCE-RO, o PCe será estendido também aos jurisdicionados, proporcionando, além da almejada redução do tempo de apreciação e julgamento de processos, outras vantagens, a futura extinção do processo físico e, consequentemente, economia com papel e outros insumos.