O projeto Comunica, iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a FSB Comunicação, iniciou uma nova etapa, nesta última quinta-feira (16), com o treinamento “A força das Comunidades”. Durante a capacitação, voltada às equipes das assessorias de comunicação dos órgãos de controle, foram abordados os fatores que levam a população a se aproximar das instituições públicas.
A fase atual também consiste na preparação dos participantes para a implementação prática das estratégias de comunicação desenvolvidas na etapa inicial do projeto. Durante as reuniões individuais realizadas, foram discutidos os principais pontos levantados na imersão, visando adaptar as estratégias de acordo com as necessidades específicas de cada Tribunal de Contas.
Além disso, os participantes terão acesso a materiais de apoio, incluindo modelos de planejamento estratégico, métricas de avaliação de desempenho, orientações para o uso eficaz do LinkedIn, entre outros recursos essenciais para fortalecer a comunicação institucional e promover uma interação mais eficaz e transparente com a sociedade.
O presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva, destaca que essa nova etapa do Atricon Comunica oferecerá treinamentos com temas ligados à cidadania e relacionamento com os públicos, identificação de pautas de serviço e uso de linguagem simples, estratégias de conteúdo para redes sociais, além de uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar as atividades das unidades de comunicação.
Coordenador do projeto na Atricon, o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da entidade, Cezar Miola, reforça o otimismo e o comprometimento das equipes dos TCs com o projeto que objetiva oferecer subsídios para tornar mais eficaz o processo de comunicação dos órgãos de controle com a sociedade.
Os treinamentos foram projetados para capacitar os assessores de comunicação dos Tribunais de Contas de todo o Brasil, fornecendo-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para melhorar a transparência, eficácia e impacto de suas atividades comunicativas.
A primeira turma da capacitação teve a participação de 60 profissionais de comunicação dos Tribunais de Contas brasileiros.