O site do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE/MS) foi considerado bom, na Avaliação dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros, pois atendeu 72,2% dos itens gerais utilizados na métrica avaliativa de um projeto conduzido pelo Observatório e-Gov da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com a pesquisa o site do TCE/MS atendeu a 31 itens gerais utilizados na métrica avaliativa e deixou apenas 11 itens não atendidos.
De acordo com a pesquisa, entre os itens gerais atendidos estão a linguagem utilizada no portal, considerada simples e de fácil entendimento; informações e serviços localizados na primeira página; toda informação é passível de cópia; existência de link para receber informações online; ferramenta para consulta a processos e documentos e link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira do próprio tribunal contendo relatórios de execução orçamentária e financeira, gestão fiscal, atividades e informações de licitações/contratos.
O projeto Métrica Avaliativa dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas brasileiros foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento, com participação de pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Direito e de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a Coordenação geral dos Professores Aires José Rover e Orides Mezzaroba, Coordenação de projeto e equipe ao encargo da doutoranda Paloma Maria Santos e equipe técnica de produção com participação da Professora Marciele Berger Bernardes, da jornalista Mariana Mezzaroba e da estudante de Administração Melissa Midori Martinho Goto.
O projeto teve como objetivo geral avaliar os Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros, buscando identificar em que estágio de evolução se encontrava esses canais de ligação com o cidadão. Além de verificar quais ferramentas estavam disponíveis aos órgãos jurisdicionados como canais de informações e serviços. A finalidade da pesquisa era identificar o grau de participação entre dirigentes, cidadãos e jurisdicionados. Nesse sentido, foram avaliados os portais dos 34 Tribunais de Contas brasileiros por meio da aplicação de um questionário organizado de modo a avaliar, quantificar e qualificar a usabilidade, acessibilidade e tipo de participação popular viabilizada pelos Tribunais de Contas por meio de seus portais.
A Assessoria de Comunicação do TCE-MS considerou o resultado bastante satisfatório e informou que irá utilizar o resultado da pesquisa para aperfeiçoar o site da Corte de Contas. A meta é corrigir os pontos negativos encontrados pela pesquisa e adotar as boas práticas preconizadas pelas cartilhas referentes aos Padrões Web e-GOV.