TCE-MT: Secretários Municipais de Educação participam de evento da Undime


Começou nesta segunda-feira (10.04) o 13º Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso, que tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. O evento “A dimensão dos Princípios Éticos, Políticos e Estéticos em uma educação pública com qualidade social” acontece até 12 de abril e pretende reunir 170 participantes e 90 secretários municipais de Educação de Mato Grosso, no auditório da Escola Superior de Contas. Ao participar da abertura, o presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, enalteceu a importância do papel de entidades da sociedade civil no processo educacional e ressaltou a importância da capacitação para os gestores municipais.

Antonio Joaquim contou aos participantes sobre as várias ações que o TCE-MT vem fazendo no sentido de melhorar a participação dos conselheiros de políticas públicas. “Em parceria com a UFMT estamos capacitando, por meio de EAD, 2.000 alunos que fazem parte de conselhos municipais e estaduais, grande parte são da educação. Há pouco iniciamos um novo programa, o Tcendo Cidadania, que oferece aulas presenciais com foco nos vereadores e nos conselheiros de políticas públicas, para que eles conheçam o seu papel e exerçam as suas funções de forma mais efetiva.  Ao final da capacitação, é realizada uma audiência laboratório, com a utilização de todas as ferramentas necessárias que eles aprendem durante o curso. As audiências públicas são obrigatórias, mas quase ninguém participa, muitas vezes não passam de uma farsa”, avalia o presidente.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília/DF. Seus princípios são: democracia que garanta a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo; gestão democrática com base na construção de consensos; ações pautadas pela ética com transparência, legalidade e impessoalidade; autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; visão sistêmica na organização da educação fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados.

“Quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem, estão constantemente em pauta”, conta a presidente da Undime Mato Grosso, Adriana Tomasoni.

“A Undime respeita e representa a diversidade do país, ao reunir os gestores dos 5.570 municípios brasileiros. Diante de toda a abrangência e capilaridade, são promovidas reuniões, seminários e fóruns. O objetivo é buscar e repassar informação e formação a todas as secretarias municipais de educação, dirigentes e equipes técnicas”, comentou o presidente nacional da Undime, Alécio Lima.

Com 13 mil alunos e cerca de 900 professores, a secretária municipal de Sorriso, Lucia Korbes Drechsler argumenta que os eventos da Undime servem para subsidiar os municípios, “nos ajudar a solucionar problemas como transporte escolar, demanda da educação infantil, enfim, nos impulsiona para uma educação de qualidade”, avaliou.

Participa também do evento a Associação de Amigos do Autista de Cuiabá – AMA, fundada há 17 anos com o objetivo de ajudar a orientar as famílias com filhos autistas para compreender e lidar com os transtornos causados pela síndrome, que afeta de certa forma o convívio. Maria Silvia Fortes conta que a entidade vem “brigando muito para que as crianças autistas sejam incluídas na rede básica de ensino e que exista treinamento para os professores”.