Sessenta e cinco servidores, entre procuradores, auditores, diretores, chefes de departamentos e assessores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, estão participando, entre os dias 9, 10 e 11, de um workshop, para debater e definir as diretrizes do Planejamento Estratégico do órgão, visando o período 2016/2023. Coordenam os trabalhos os facilitadores, César Gláucio Torquato Reginaldo e Ricardo Barbosa Villaça, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte. O evento acontece no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do TCE, das 09 às 12h, e 14 às 17h.
Reunidos em grupos, os colaboradores, servidores do Tribunal, iniciaram as atividades, conhecendo as ferramentas de planejamento estratégico, que serão utilizadas pelos facilitadores para aferir as atividades da Corte de Contas paraibana, face aos indicadores de desempenho apontados pelo método BSC, metodologia de medição e gestão desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton. O plano de trabalho foi elaborado a partir de pesquisa interna realizada para ouvir todos os segmentos do TCE, entre conselheiros, procuradores, auditores e demais servidores, com o propósito de avaliar os resultados estratégicos do atual plano de ação.
Nos dois primeiros dias de atividades, os grupos avaliaram tópicos das ferramentas na estratégia de atuação do Tribunal de Contas do Estado, ressaltando na primeira etapa os três principais temas que representam a identidade da instituição: Missão, Visão e Valores, tópicos que estabelecem os objetivos institucionais, tendo a missão como motivação existencial, a visão na busca objetiva de suas pretensões e os valores que representam os princípios éticos e norteadores das mais importantes ações e qualidades da instituição.
Com base nos questionamentos, resultantes de pesquisa interna, realizada junto ao corpo funcional do TCE, os grupos redefiniram os temas e consolidaram 10 questões a serem discutidas, no tocante às ações que irão nortear o alinhamento dos processos de estratégias e metas, referenciadas pelos produtos definidores do mapa estratégico, resumidos na análise dos ambientes internos e externos, objetivos, indicadores, iniciativas, metas de longo prazo, ações e atividades.