Em meio à crescente onda de violência no ambiente escolar, os tribunais de contas brasileiros abrem o debate sobre a educação no país com a realização do 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined). O evento será realizado de 10 a 12 de maio no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia, reunindo especialistas e autoridades sobre o ensino público.
Segundo o professor Elcivan Gonçalves França, coordenador estadual da União dos Conselhos Municipal de Educação em Goiás e presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Goiás (Uncme-Goiás), a segurança na sala de aula tem a ver com a valorização e motivação na carreira do professor. Elcivan será um dos palestrantes do painel: Professor, a profissão das profissões.
Segundo ele, “muitas vezes a violência pode ser minimizada a partir do momento em que o espaço escolar seja transformado em um espaço prazeroso e de verdadeira aprendizagem e enriquecimento, por meio do conhecimento da leitura do mundo e por meio de valores humanitários”. Elcivan também vai abordar as diferentes realidades no estado, nos municípios e no Brasil de planos de carreira, estatuto do magistério e em que medida esses documentos abordam a valorização do profissional, seja na questão financeira ou da formação continuada.
AGENTES DE TRANFORMAÇÃO
O painel também terá como palestrante o professor Haroldo Correa Rocha, do Projeto Profissão Docente, uma coalizão de organizações do terceiro setor que atuam para a melhoria da educação e uniram esforços para a valorização da carreira docente e para o fortalecimento da atuação dos professores de todo o país. O foco é o professor como principal agente de transformação da educação.
O projeto baseia sua atuação em evidências nacionais e internacionais, produzindo estudos e pesquisas, construindo propostas e apoiando a implementação de políticas públicas docentes de qualidade, que possibilitem uma carreira mais atrativa, reconhecida e valorizada.
O 5º Sined é uma promoção conjunta do TCE-GO, Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB) e vai tratar de outros temas relevantes na educação pública como a qualidade do ensino, o controle externo, a inteligência artificial e a articulação e colaboração nos ambientes educativos. O evento tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Fonte: TCE-GO