TCE-MT: Orientar os jovens no exercício da cidadania é o objetivo do TCEstudantil

Estudantes do curso de Ciências Contábeis, do 5º e 6º semestres, da Universidade Unirondon e Estagiários da Superintendência de Planejamento e Finanças da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, visitaram o Tribunal de Contas do Estado nesta terça-feira (25/06).A visita faz parte do projeto TCEstudantil que tem como objetivo a conscientização e a formação dos valores fundamentais para que os jovens possam desenvolver uma consciência crítica para o exercício da sua cidadania.

Os acadêmicos iniciaram a visita com um café da amanhã. Em seguida foram conhecer as instalações do TCE onde receberam informações sobre o funcionamento da instituição. Após, o grupo se dirigiu ao Plenário para sessão ordinária e foram recebidos, calorosamente, pelo procurador geral de contas,William Brito, que deu as boas vindas ressaltando a importância de que todo cidadão deve ter a noção exata do funcionamento da instituição. Comentou sobre as passeatas que invadem as ruas do país, “ficando evidente que a sociedade está indo as ruas clamando por gestores que tragam resultados concretos nas políticas públicas como saúde, educação e segurança”.

Para Willian Brito, ” é importante que tenham conhecimento de como são gerenciados os gastos públicos. Destaco, ainda, que profissionalmente o TCE é um terreno muito fértil para vocês futuros contadores, pois aqui temos vários auditores e contadores.”Os universitários acompanharam o julgamento das contas públicas no Plenário e tiveram conhecimento de como utilizar os canais de comunicação voltados para a sociedade.

Para o professor e Superintendente de Planejamento e Finanças da Sec.de Segurança Pública de MT, Basilio Bezerra Guimarães, a instituição vem buscando aproximar seus acadêmicos as questões de interesse da sociedade e atitudes como esta, de vir ao TCE, deixa claro a situação presente dos jovens’.A Universidade quer difundir o senso crítico dos alunos visando sua formação profissional e intelectual.”enfatizou.

Para Márcio de Souza, estagiário e representante da Secretaria de Segurança, “o TCE proporciona a certeza na aplicação correta dos recursos pelo governo. Os jovens acordaram. Hoje os cidadãos estão mais participativos. Eles querem que seus direitos sejam concretizados. É como se cada cidadão fosse um auditor de cada gestor público”.
“Estamos aqui porque queremos nos inteirar para ajudarmos a gerenciar o que é nosso.” disse o acadêmico Diogo Sabadini

Cerca de 108 alunos participaram das palestras ministradas pelos servidores do TCE , assistiram a um vídeo institucional e receberam o Gibi do TCE – MT “Uma lição de cidadania.”

No final tiveram a oportunidade de fazerem perguntas aos servidores e passaram uma avaliação reativa.

Leave a Reply