Projeto GIRALIVRO é lançado no TCE-MS com acervo de quase 300 exemplares

Com um acervo inicial de quase 300 exemplares foi lançado na última terça-feira (25/06), pela diretora geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), conselheira Marisa Serrano, o projeto GIRALIVRO, que visa incentivar a leitura junto aos servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). O evento aconteceu no saguão da Escoex, em frente à biblioteca cons. Nelson Benedito Netto.

De acordo com a conselheira, para ampliar este acervo inicial está sendo promovida uma campanha de doação de livros, que poderão ser entregues diretamente na biblioteca. Segundo ela, o servidor que doar, até o dia 09 de agosto, a maior quantidade de livros irá ganhar um exemplar autografado do livro “Poesia completa de Manuel de Barros”.
O lançamento contou com a presença de grande número de servidores e foi prestigiado pelos conselheiros José Ancelmo dos Santos, Iran Coelho e Ronaldo Chadid; pelo procurador geral de Contas, José Aêdo Camillo; o assessor jurídico da presidência do TCE/MS, Denis Peixoto Ferrão Filho; o presidente da Fundação de Cultura de MS, Américo Calheiros; o diretor da Biblioteca Felix Zavattaro, da UCDB; o coordenador geral da Escoex, Ben Hur Ferreira e a responsável pela biblioteca, Cecília Luna.
De acordo com a conselheira Marisa Serrano, o objetivo do GIRALIVRO é garantir ao servidor do TCE/MS possibilidade de expandir os seus conhecimentos, por meio da diversificação e ampliação da Biblioteca,  cujo acervo, até então, estava restrito a assuntos técnicos e jurídicos.  “Queremos que este local seja a casa cultural de nosso servidor, onde ele poderá buscar conhecimento e saber.”, afirmou.
A conselheira explicou que para participar do projeto basta trazer um livro em bom estado, que não seja de caráter didático ou religioso, e trocar por outro disponível na estante GIRALIVRO. “Nosso objetivo com é esse sistema de escambo é fazer com que os livros circulem entre os servidores, garantindo sempre a diversificação de títulos e a ampliação do acervo”, destacou.
HOMENAGEM – O conselheiro Iran Coelho, que foi o primeiro diretor geral da Escoex, fez uso da palavra para lembrar que o nome da biblioteca foi uma indicação sua aprovada por unanimidade pelos conselheiros em homenagem ao conselheiro Nelson Benedito Netto. De acordo com ele, Nelson Benedito foi integrante do primeiro corpo diretivo do TCE/MS e se notabilizou pela retidão, lealdade e companheirismo. “Ele foi um grande advogado e todos sabiam que nenhum trabalho ou parecer seu era feito sem consulta aos livros da biblioteca do TCE/MS”, destacou.
O presidente a Fundação de Cultura de MS, Américo Calheiros, lembrou que o governo do Estado fez a doação à biblioteca de 73 livros de escritores regionais e garantiu que a parceria com a Biblioteca Nelson Benedito Netto será permanente. “Todos os títulos publicados com patrocínio da Fundação de Cultura serão doados à biblioteca da Escoex”, garantiu. Ele classificou como fantástica a iniciativa do TCE/MS de implantar o projeto GIRALIVRO. A bibliotecária Cecília Luna, responsável pela Biblioteca da Escoex/MS, agradeceu o apoio da conselheira Marisa Serrano e lembrou a importância da leitura para a formação cultural das pessoas.
Ao final do evento foi feita a entrega, a título de premiação, de exemplares autografados do livro “Poesia completa de Manuel de Barros”, aos funcionários Gersino José dos Anjos, o que mais frequenta a biblioteca; Gláucio Hashimoto, o que mais empresta livros da biblioteca e Ricardo Ferreira Arruda, 1º doador do Giralivros e, ainda para Giordana Martins Stefanello, a estagiária que mais empresta livros da biblioteca.

Leave a Reply