Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) no Distrito Estadual de Fernando de Noronha, relativa ao exercício financeiro de 2017, gerou uma economia pela redução de preço no valor de R$ 298.179,95 .
O objetivo da auditoria foi realizar análise do edital e dos anexos da Concorrência nº 003/2016-CPL da Autarquia Territorial de Fernando de Noronha, cujo objeto é a contratação de empresa de engenharia para a construção de 26 casas populares na localidade.
De acordo com o relatório da equipe técnica da Gerência de Auditorias em Licitações de Obras e Serviços de Engenharia (GDAL) foram encontradas falhas no orçamento, com destaque para erros na quantidade estimada de mão de obra, no cálculo do custos e nos quantitativos de itens de instalações elétricas e hidrossanitárias, além da adoção de sistema construtivo diferente do tradicional sem demonstração de real vantagem financeira.
Após essas constatações, a Autarquia Territorial de Fernando de Noronha adiou o certame licitatório promovendo a alteração dos valores segundo as indicações do TCE o que significou uma redução de R$ 298.179,95 no orçamento original.
A relatora das contas do Distrito Estadual de Fernando de Noronha é a conselheira Teresa Duere.