Atricon usa redes sociais para disseminar boas práticas de controle
Na persecução pelo aprimoramento das metodologias de fiscalização e controle dos gastos públicos, a Atricon estimula os Tribunais de Contas à implementação de mecanismos de efetivação das ações. Pensando deste modo, a entidade divulga entre os membros dos TC’s, por intermédio dos grupos de contato nas redes sociais, as alternativas que se apresentam para a obtenção dos melhores resultados possíveis, ou seja, a disseminação de Boas Práticas. É o caso, por exemplo, do Projeto Integrar, que é fruto de um acordo de cooperação entre o Tribunal de Contas da União – TCU e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, assinado em 2017.
O objetivo do Projeto Integrar é desenvolver uma estratégia de controle sistematizada e coordenada para a seleção de auditorias com base em risco, por meio de uma metodologia focada em políticas e programas públicos descentralizados. Inicialmente, a área de Educação está sendo priorizada, mas o modelo será, posteriormente, adaptado e replicado para áreas como Saúde e Segurança Pública.
A Atricon e o IRB se associaram ao TCU, com quem celebraram parceria para fomentar a adesão dos Tribunais de Contas do Brasil. Já aderiram ao Projeto Integrar: TCE-AC, TCE-BA, TCE-CE, TCE-MG, TCE-PB, TCE-PR, TCE-RO, TCE-RS e TCM-BA.
O presidente Fábio Nogueira considera importante que o Sistema Tribunais de Contas implemente o modelo a partir deste ano – em 2019, conclui-se a etapa de elaboração do esboço final de indicadores para auxiliar a seleção de auditorias no campo educacional no Brasil. O conteúdo do Informe Conjunto CTE/TCU nº 001/2020, com explicações acerca do Projeto Integrar, está sendo replicado pelo presidente nas redes sociais. Consulte aqui o teor do documento.
ASCOM/ATRICON – Ridismar Moraes, em 30 de janeiro de 2020.