Guia propõe diretrizes de transparência para gestão florestal

Está disponível para download o Guia de Transparência Ativa sobre Gestão Florestal e Unidades de Conservação, obra elaborada pela Transparência Internacional Brasil e pelo Conselho Nacional de Controle Interno, o CONACI. O material analisa normas importantes sobre transparência em políticas ambientais, sugere diretrizes para a divulgação de informações sobre o tema, apresenta iniciativas nacionais e internacionais de sucesso, entre outros tópicos.

Uma das autoras do conteúdo é a analista de integridade e governança pública da Transparência Internacional Brasil, Amanda Faria Lima, que explica os obhetivos da iniciativa no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.


Nos últimos 37 anos, segundo dados do MapBiomas, o Brasil perdeu 11,3% de suas florestas e 13,1% de toda a sua vegetação nativa. Os dados evidenciam a urgência do fortalecimento da governança ambiental e da atuação estruturada dos órgãos de controle quanto ao tema. Em 2021, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil firmou um acordo técnico com a Transparência Internacional Brasil visando a realização de ações para o fortalecimento do Controle Externo em assuntos como a gestão florestal. No mesmo ano, a Atricon publicou Diretrizes relacionadas à matéria.

O guia com orientações para o Controle Interno pode ser acessado no site da Transparência Internacional Brasil e no site da Atricon.