Atricon e Serpro discutem contratação de serviços computacionais em nuvem para Tribunais de Contas

Os integrantes do projeto Inteligência Artificial da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) se reuniram nesta segunda-feira (1º), com representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O objetivo foi discutir a contratação de serviços computacionais em nuvem dos principais fornecedores do mercado, incluindo serviços de IA, para os Tribunais de Contas (TCs).

Os serviços poderão ser adquiridos em um ambiente multicloud, estratégia que envolve a utilização de múltiplas nuvens, como Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud Platform. Eles possibilitam a hospedagem de aplicativos, dados e serviços.

A próxima reunião está prevista para quarta-feira, 03/07, quando será apresentado aos secretários de Tecnologia da Informação de todos os TCs as formas de contratação disponibilizadas pelo Serpro para os serviços multicloud.

Além disso, será entregue um relatório detalhado indicando as possibilidades de articulação da Atricon e IRB com o Serpro e os TCs, para atender a crescente demanda em plataformas de Inteligência Artificial. O Serpro é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil.

Estiveram presentes: Ana Carolina Chaves (TCE-PE), João Dias (TCE-RO), Hugo Viana (TCE-RO), Fábio Xavier (TCE-SP), e Sandra Damasceno, Carlos Hill e Eduardo Cardim do Serpro.