Atricon lança as Redes STI, Seconex e de Governança

Na abertura do I Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas, realizado em Recife (PE) nesta quinta-feira (1º), o conselheiro Joaquim de Castro, vice-presidente Executivo da Atricon e presidente do TCM-GO, lançou as redes de Secretários de Tecnologia da Informação (STI), de Secretários-gerais de Controle Externo (Seconex) e a Rede de Governança da Atricon. O objetivo principal é aprimorar o controle externo e a gestão pública, promovendo a cooperação, a troca de experiências e a padronização de práticas entre os Tribunais de Contas do Brasil.

As redes foram institucionalizadas em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB). Para Joaquim de Castro, que é coordenador-geral das Redes, a colaboração é “crucial para fortalecer os Tribunais de Contas (TCs), aproveitar a expertise de cada participante e fazer com que o sistema seja cada vez mais sólido e consistente”.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, afirmou que o lançamento representa um marco na história dos TCs. Também destacou a importância da troca de experiências e do trabalho colaborativo para o aprimoramento contínuo das instituições. “Convido todos a participarem e contribuírem para a consolidação de um sistema mais robusto e relevante para a sociedade brasileira”.

A Rede Seconex, atua para melhorar as práticas de auditoria e padronizar procedimentos. A Rede STI busca elevar a eficiência e a transparência através de ferramentas tecnológicas desenvolvidas internamente, como o Suricato do TCE-MG e o robô Esmeralda do TCMGO. As ferramentas são vistas como meios de potencializar o controle externo de todos os TCs a um custo acessível.

Já a Rede de Governança e Gestão nos TCs foi apresentada como uma iniciativa para aprimorar a boa gestão de recursos, promovendo uma gestão mais ágil e eficiente. “Para reduzir a burocracia e processos repetitivos que podem impedir o progresso das instituições”, disse Joaquim de Castro.

Ele também agradeceu o apoio das auditoras Priscila Borges (TCMGO) e Risodalva Castro (TCE-MT) e encorajou todos os presentes a se engajarem para fortalecer ainda mais o Sistema de Controle Externo.