O Plano de Gestão 2024-2025 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) apresenta três projetos estratégicos vinculados à secretaria-geral, coordenada pela conselheira-substituta Milene Dias da Cunha (TCE-PA). São eles: Gestão da estratégia, Parcerias institucionais, e Governança e Gestão dos Tribunais de Contas (TCs). Todos executados em parceria com a presidência e a vice-presidência executiva.
>> Acesse o plano completo aqui.
“Governança e Gestão dos TCs” induz a governança e a transparência, e incentiva a aderência às boas práticas de gestão. “Vejo o projeto como grande catalisador de uma série de melhorias e inovações dos Tribunais de Contas. A Rede de Governanças dos TCs, recentemente institucionalizada, é fruto desse projeto”, destaca Milene Cunha.
“Gestão da Estratégia” tem como objetivo modernizar a governança da Atricon. Milene comenta sobre a relevância da iniciativa, e ressalta que a modernização da gestão é essencial para manter a entidade alinhada com o plano estratégico de longo prazo da entidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Além de implantar, na Atricon, políticas de sustentabilidade, de responsabilidade social, de integridade e de equidade”, disse.
O fortalecimento de Parcerias Institucionais também está a cargo da secretaria-geral. O projeto tem como objetivo assegurar recursos para o cumprimento dos objetivos institucionais da entidade através da ampliação de acordos. Para Milene as parcerias com as demais entidades, Tribunais de Contas, órgãos públicos e outras redes e associações, fortalece o Controle Externo. “A colaboração visa assegurar recursou e/ou meios para o cumprimento dos objetivos institucionais da Atricon”, ressalta.