A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil celebrou nesta semana seus 32 anos de trabalho pelo controle externo brasileiro. Desde sua fundação em 1992, a Atricon tem se dedicado a aprimorar as entregas da administração pública, trabalhando em estreita colaboração com os 33 Tribunais de Contas e outras entidades do Sistema de Controle.
O presidente da atual gestão é do conselheiro Edilson Silva, que parabenizou a associação no boletim que foi ao ar na Rádio Justiça.
No decorrer dessas três décadas, a instituição tem sido uma força motriz em diversas iniciativas de impacto nacional. Entre elas, destaca-se o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas, uma ferramenta crucial para avaliar e aprimorar a atuação dos órgãos de controle em todo o país.
Além disso, a entidade está engajada em discussões sobre políticas públicas educacionais, trabalhando para garantir o direito à educação de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros.
Outro marco importante é o Programa Nacional de Transparência Pública, que chega à sua terceira edição, incentivando a disponibilização de informações pelos órgãos públicos. O programa permite que os cidadãos acompanhem de perto os gastos e investimentos governamentais, promovendo uma administração mais transparente.
A inovação, bem como ações coerentes com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, também são prioridade. A Associação tem incentivado o uso de novas tecnologias, tornando o controle externo mais ágil e estratégico.