O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), ministro Bruno Dantas, homenageou o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares, que está deixando a Presidência da Corte portuguesa. “Tavares contribuiu significativamente para o fortalecimento das instituições de controle e fiscalização em âmbito internacional, deixando um importante legado”, destacou.
A homenagem foi realizada nesta segunda-feira (7), em Paris, na França, durante o simpósio da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com Funções Jurisdicionais (JURISAI), que antecedeu a primeira assembleia geral do grupo. Ao fim do seu discurso, Bruno Dantas fez questão de dizer que Tavares seguirá nos corações de todos aqueles que tiveram a honra de conviver com ele durante sua gestão. “Peço uma salva de palmas por esse nosso amigo”, concluiu o presidente do TCU.
Durante a reunião, foram discutidos três temas principais: a própria criação da JURISAI, que busca fortalecer a cooperação entre instituições de controle com funções jurisdicionais; a implementação da ferramenta ClimateScanner, voltada para o monitoramento de políticas climáticas; e a promoção da capacidade de previsão estratégica nas instituições de controle.
Foto: Secom/TCU