O relatório geral do projeto Comunica foi entregue pelo vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon (VPRPI) e coordenador da ação, Cezar Miola, nesta terça-feira (8), durante a reunião de diretoria da entidade realizada em João Pessoa (PB). A iniciativa foi executada entre os meses de janeiro e julho de 2024. O projeto teve como objetivo fortalecer as unidades de comunicação dos órgãos de controle em todo o Brasil, com a intenção de ampliar o acesso a informações de interesse da população, incentivar práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas, o amplo acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação da sociedade nas decisões por meio de ações de comunicação.
De acordo com o Cezar Miola, “ao longo da execução, foi construida uma jornada de formação capaz de ampliar o conhecimento e capacitação das equipes de assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas para estimular a disseminação de informações que oportunizem à população o acesso a direitos essenciais e aos serviços públicos”.
O presidente da Atricon, Edilson Silva, exaltou a iniciativa. “O Comunica uniu as assessorias e agora vamos melhorar ainda mais essa integração. Foi um sucesso”, afirmou.
Com a coordenação executiva da assessora da VPRPI, Priscila Oliveira, o projeto foi executado pela FSB Comunicação e custeado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As ações foram desenvolvidas em quatro etapas: diagnóstico das estruturas de comunicação dos órgãos de controle, reuniões individuais com as equipes dos Tribunais de Contas para identificar as principais necessidades, oferta de treinamentos e execução conjunta de planos de ação.
Durante as reuniões imersivas, foram colhidos depoimentos e informações dos integrantes da Comunicação de cada Tribunal de Contas, com a aplicação da ferramenta de marketing Análise de SWOT. Nesse exercício, os profissionais identificaram as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na perspectiva da comunicação.
Após essa etapa, começaram os treinamentos, no dia 16 de maio, com a palestra A força das Comunidades. O último encontro foi no dia 26 de junho com o tema Gerenciamento de Crise. Foram cinco palestras no total, com o alcance médio de 200 participantes. Os outros temas apresentados foram Linguagem Simples, LinkedIn – Modo de Usar e ESG.
Em seguida, iniciaram-se as devolutivas, com a apresentação dos planos de comunicação individualizado. Foram produzidos 29 planos, um para cada tribunal participante. As reuniões começaram no dia 20 de maio e terminaram no dia 26 de junho. Mais de 180 pessoas também participaram dessa etapa.
Agora, a Atricon desenvolve estudos visando a segunda etapa do projeto.