O Brasil sediará a XXXIV Assembleia Geral da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS). O evento ocorrerá em novembro de 2025, em Fortaleza (CE), e contará com a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU).
A votação que decidiu o local da próxima assembleia da OLACEFS foi realizada, nesta terça-feira (23), durante o evento que ocorre Cidade do Panamá, na República do Panamá.
O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, ficou satisfeito com a escolha. “O Sistema de Tribunais de Contas brasileiro tem muito a somar no processo de controle externo e fiscalização”, garantiu. “Temos uma gama de boas práticas que podem ser repassadas nesse espírito de intercâmbio que vivemos aqui no Panamá. Tenho certeza que a próxima assembleia também será um sucesso”, afirmou.
>> Leia também: Atricon marca presença na Assembleia Geral da OLACEFS, no Panamá
O presidente do TCE-RS, Marco Peixoto, lembrou que o evento será presidido pelo ministro do TCU Vital do Rêgo, que, na ocasião, já será o novo presidente do TCU. “Em novembro, estaremos juntos em Fortaleza recepcionando mais de 15 países que agregam a OLACEFS”, comemorou Peixoto, que também pé presidente da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR).
Já o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, resumiu o que significa participar de uma assembleia da OLACEFS. “É um momento único, em que os Tribunais de Contas, as entidades fiscalizadoras, conseguem abstrair novas tendências do controle externo no mundo”, comentou. “É um momento que todos nós nos encontramos para buscarmos maiores e melhores soluções para darmos efetiva concretude ao controle externo”, disse Coimbra, que participou da Assembleia no Panamá.
Participaram, ainda, do evento no Panamá os ministros do TCU Vital do Rêgo, Jorge Oliveira e Augusto Nardes, além dos conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE-SC), vice-presidente de Relações Internacionais da Atricon, Carlos Ranna (TCE-ES), vice-presidente de Controle Externo da Atricon, Estilac Xavier (TCE-RS), Michel Harb (TCE-AP), Renato Azeredo (TCE-RS), Iradir Pietroski (TCE-RS), José Nei (TCE-SC), e o conselheiro substituto Christiano Lacerda Ghuerren (TCE-RJ, entre outros.