A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil está criando conteúdos nas redes sociais para aproximar a população do trabalho realizado pelos órgãos de controle externo. A iniciativa se chama De Olho no Controle, uma série de dez vídeos educativos, apresentados por um avatar criado com inteligência artificial.
O sexto episódio explica os principais instrumentos de fiscalização dos Tribunais de Contas.
As auditorias são fundamentais, pois avaliam se a gestão pública está em conformidade com normas, priorizando a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade dos gastos. A auditoria operacional, por exemplo, é uma maneira de levantar e analisar dados de um programa, atividade ou organização para medir seu desempenho e recomendar melhorias.
Outros instrumentos incluem o monitoramento, quando o Tribunal verifica o cumprimento de suas deliberações e os resultados obtidos, e a fiscalização ordenada, atividades que são concomitantes, coordenadas e realizadas presencialmente.
Em 2023, a Atricon foi uma das organizadoras da primeira auditoria ordenada realizada de forma concomitante por todos os Tribunais de Contas para verificar a infraestrutura das escolas públicas. A Operação Educação, ao longo de três dias, promoveu visitas a 1.088 escolas de 537 cidades de todo o Brasil.
Os sete primeiros episódios da série De Olho no Controle já estão no ar. Com apoio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, a iniciativa tem o objetivo de aproximar a população do trabalho realizado pelos órgãos de controle externo.