A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) está criando conteúdos nas redes sociais para aproximar a população do trabalho realizado pelos órgãos de controle externo. A iniciativa se chama De Olho no Controle, uma série de dez vídeos educativos, apresentados por um avatar criado com inteligência artificial.
O sétimo episódio explica a função de duas figuras essenciais no sistema de contas do Brasil: o Auditor de Controle Externo e o Ministério Público de Contas.
O Auditor de Controle Externo é quem verifica como o dinheiro público é arrecadado, gasto e administrado, por meio de auditorias e inspeções. Eles são fundamentais para evitar desperdícios e garantir que os recursos sejam bem aplicados. Esses auditores fazem parte do quadro do Tribunal de Contas e ingressam por meio de concurso público, com uma função que exige muita responsabilidade.
Já o Ministério Público de Contas é responsável por proteger o dinheiro público, garantindo que as leis sejam cumpridas no processo de fiscalização. Os membros do MPC atuam junto aos Tribunais de Contas para assegurar a correta aplicação das leis e são procuradores selecionados por concurso público, com um procurador-geral liderando o órgão.
Esses profissionais são essenciais para garantir que o uso dos recursos públicos siga as leis e beneficie a sociedade.
Os oito primeiros episódios da série De Olho no Controle já estão no ar. Com apoio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, a iniciativa tem o objetivo de aproximar a população do trabalho realizado pelos órgãos de controle externo.