O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fernando Guimarães, concederam entrevista à Rádio Cultura de Foz do Iguaçu. O bate-papo, conduzido pelos apresentadores Nelson, Dante Quadra e Ely Silva, ocorreu nesta segunda-feira (11).
Edilson Silva destacou a realização do IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), que reúne quase 2 mil pessoas na cidade, e afirmou que o controle externo atua quase que de forma linear em temas de interesse da população. “Não tenho medo de dizer que todos os Tribunais de Contas disponibilizam técnicos qualificados para colaborarem com os gestores, sejam eles municipais ou estaduais”, disse. “Nosso encontro está reunindo membros de todas as Cortes para debater políticas públicas e o melhoramento do controle externo”, mencionou.
Questionado sobre a lei de licitações, o presidente do TCE-PR explicou que os tribunais acompanham todo o processo iniciado por prefeituras e, sempre que necessário, alerta sobre irregularidades. “É nosso papel fiscalizar e também orientar. Se detectamos algo que não está tão claro, alertamos os gestores”, comentou. “Queremos o bom uso dos recursos públicos, que são escassos”, lembrou.
O IX ENTC
Esta edição do ENTC propicia um espaço de debate sobre o papel dos Tribunais de Contas na administração pública e na implementação de políticas nas áreas de saúde, educação e segurança. O evento conta com uma programação rica e diversificada, incluindo seis painéis e conferências na plenária principal, além de nove seminários focados em políticas públicas e reuniões técnicas de comitês e grupos de trabalho do Sistema Tribunais de Contas. A diversidade de temas abordados busca promover um diálogo construtivo e efetivo entre as instituições e a sociedade civil.