Série De Olho no Controle explica o trabalho realizado pelas Escolas de Contas dos Tribunais

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil está criando conteúdos nas redes sociais para aproximar a população do trabalho realizado pelos órgãos de controle externo. A iniciativa se chama De Olho no Controle, uma série de dez vídeos educativos, apresentados por um avatar criado com inteligência artificial.

O nono episódio aborda o trabalho das Escolas de Contas.

Elas não estão previstas na Constituição, mas acabaram sendo instituídas por leis infraconstitucionais. A Nova Lei de Licitações, por exemplo, reforça o papel educacional das Escolas de Contas, destacando sua responsabilidade em oferecer cursos, seminários e eventos sobre contratações públicas, tanto presenciais quanto a distância.

Além disso, elas têm um papel importante na formação técnica para a sociedade, promovendo ações de educação cidadã, ajudando a população a entender melhor os processos de controle e fiscalização dos gastos públicos e incentivando a participação social no acompanhamento do uso dos recursos.

As Escolas também disseminam boas práticas ao desenvolver e divulgar materiais técnicos, como manuais, guias e estudos, para fomentar a transparência e a prestação de contas.

Se os Tribunais de Contas tornam a gestão pública mais eficaz, transparente, econômica e ágil; as Escolas de Contas tornam os próprios agentes fiscalizadores mais eficientes.

A série De Olho no Controle tem apoio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Acesse os episódios em atricon.org.br ou no Instagram da associação.

>> Ouça reportagem que foi ao ar na Rádio Justiça