TCE-PA entrega Medalha Serzedello Corrêa a membros da Atricon

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) entregou ao presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, ao vice-presidente Cezar Miola, e à diretora de Relações Político-Institucionais, Susana Azevedo, a Medalha Serzedello Corrêa. A sessão solene foi realizada, nesta quarta-feira (04), no Palácio Antônio Lemos.

Edilson Silva lembrou aos presentes que toda homenagem não deve ser levada para o âmbito privado, mas sim o tornar de caráter público. “Agradeço aos servidores, aos auditores de controle externo e todos os membros dos Tribunais de Contas. Essa comenda tão importante do TCE-PA pertence também a todos eles”, afirmou.

Cezar Miola, por sua vez, mostrou-se honrado pelo recebimento da medalha. “É um gesto que muito me emociona. Agradeço ao TCE-PA como um todo: conselheiros, conselheiras e servidores”, agradeceu. “Essa medalha leva o nome de uma autoridade da República que foi responsável pela efetiva instalação do Tribunal de Contas da União. Um grande homem da República que, aliás, é paraense”, lembrou.

A medalha Medalha Serzedello Corrêa é conferida a pessoas e a entidades de comprovada idoneidade moral e reconhecido merecimento. Os agraciados também recebem diploma de certificação em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor da Corte de Contas e do estado do Pará.

A solenidade, que foi conduzida pela presidente do TCE-PA, Rosa Egídia, ainda homenageou o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes.

A Condecoração

Consiste em medalha cunhada em metal dourado, medindo 55 mm de diâmetro, tendo no disco central a efígie do Patrono do TCE em relevo, circundada por faixa com os dizeres: “MÉRITO SERZEDELLO CORRÊA”. No lado reverso, em relevo, a inscrição “TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ”, e no centro e em relevo, os dizeres: “Como Ministro da Fazenda, uma das maiores criações que fiz foi a do Tribunal de Contas”.

Serzedello Corrêa

O Tribunal de Contas do Estado do Pará tomou como Patrono a figura do General Dr. Innocencio Serzedello Corrêa.

A homenagem ao grande paraense adveio, acima de tudo, pela dimensão do seu relacionamento com o Tribunal de Contas, que a República recém-instalada no Brasil sob a inspiração de Rui Barbosa.

Serzedello não só é o Patrono do Tribunal de Contas do Estado do Pará, mas o defensor perpétuo do Tribunal de Contas do Brasil.