A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) foi representada pelo diretor de Relações Jurídico-Institucionais conselheiro Odilon Inácio Teixeira (TCE-PA) na cerimônia de inauguração do novo Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo e do lançamento dos catálogos Serzedello Corrêa e O Registro de Uma época (1877-1910), em Belém, na tarde da segunda-feira (9).
Ao comentar sobre a inauguração do novo Espaço Cultural, o diretor da Atricon ressaltou que o local receberá artistas do Pará, exposições de quadros, lançamentos de livros, entre outras atividades. “O TCE-PA dedica este espaço para a cidade de Belém, para a sociedade paraense, enaltecendo a cultura local e homenageando Clóvis Moraes Rêgo, que foi um conselheiro muito querido e que governou o Estado na década de 70”, afirmou.
A respeito dos catálogos lançados durante a cerimônia, Odilon Inácio Teixeira ressaltou que o conteúdo das publicações revela a essência do influente brasileiro que foi Serzedello Corrêa. “Estas obras reúnem momentos históricos e têm o objetivo de contar um pouco sobre este cidadão que tanto influenciou o Sistema Tribunais de Contas”, concluiu.
Inauguração e lançamentos
O novo Espaço Cultural deixou o edifício-sede da Corte de Contas para ocupar parte de um casarão construído no início do século XX, adquirido em 1978 pelo TCE-PA. O ambiente prossegue com a missão de valorizar o patrimônio cultural regional, sendo mais um local gratuito para visitação na capital paraense.
Os dois catálogos produzidos pelo Cerimonial do Tribunal: “Serzedello Corrêa” e “O Registro de uma época”, contam com textos acerca da carreira pública de Innocêncio Serzedello Corrêa, patrono do órgão de controle. Os catálogos trazem notícias e pronunciamentos publicados na imprensa de autoria de Serzedello e sobre as suas atividades enquanto político atuante na República Velha.
*Com informações do TCE-PA