A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) deram um passo histórico nesta sexta-feira (29) com o lançamento do Portal de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), que reúne as melhores soluções de fiscalização e inovação desenvolvidas em todo o país. O evento online contou com a participação simultânea de 248 pessoas, evidenciando o interesse de membros, servidores e parceiros do sistema de controle externo.
Coordenado pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e idealizado pelo auditor Lívio Fornazieri, o espaço nasce como um ambiente colaborativo, aberto e interativo, que permitirá a servidores, membros e à sociedade conhecer e compartilhar práticas que estão transformando o controle externo brasileiro.
O presidente da Atricon, Edilson Silva, destacou que a ferramenta é resultado de um grande esforço coletivo. “Esse portal nasceu da união de todos que acreditam que juntos podemos fazer mais e melhor. Nosso objetivo é simples: compartilhar o que já deu certo e mostrar como as boas práticas estão ajudando a melhorar a fiscalização, a gestão de recursos públicos e, principalmente, a vida das pessoas”, afirmou.
Já o presidente do IRB, Edilberto Pontes Lima, reforçou que a iniciativa fortalece a cooperação entre os Tribunais. “Quando um Tribunal compartilha sua experiência, ele não perde nada. Pelo contrário: ganha ainda mais quando vê sua ideia aplicada, melhorada e multiplicada em outros contextos. Essa é a mágica da cooperação”, disse.
Para o vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon e coordenador-geral do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), Carlos Ranna, o portal é a concretização de um sonho e representa um marco para o sistema. “Mais do que reunir boas práticas, o LabTCs deixa um legado para os Tribunais de Contas e para a sociedade. É o início de uma nova era, de um sistema cada vez mais integrado, colaborativo e voltado para resultados”, afirmou.
Com mais de 100 boas práticas já cadastradas, o portal reúne soluções em áreas como inteligência artificial, fiscalização da educação, obras públicas, programas de capacitação e acompanhamento da primeira infância. O conteúdo está organizado de forma simples e acessível, com possibilidade de busca por tema, área de atuação ou Tribunal responsável, além de disponibilizar materiais de apoio, apresentações e vídeos.
O vice-presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon, João Antônio, destacou o caráter integrador da ferramenta. “O sistema não tem futuro de maneira fragmentada. O que nos torna fortes e necessários à democracia é justamente a capacidade de integração, de remar juntos na mesma direção pelo bem comum”, afirmou.
Durante o encerramento, o presidente da Atricon ressaltou o simbolismo do momento. “Isso é um trabalho de muitas mãos. Um portal vivo e dinâmico, pensado para consolidar práticas que já deram certo e criar o hábito de consulta e inspiração em todo o sistema. Esse produto que entregamos hoje mostra a vivacidade e a força do nosso trabalho conjunto. Estamos oferecendo ao Brasil uma ferramenta que catalisa inovação, cooperação e compromisso com a sociedade. Esse é o exemplo de como os Tribunais de Contas podem ser referência para todo o setor público”, afirmou.