O Sistema Tribunais de Contas foi homenageado, nesta sexta-feira (14), durante as comemorações pelos 95 anos do Ministério da Educação. O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes, recebeu, pessoalmente, a medalha no grau de Oficial Comendador da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Já o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, também agraciado, receberá a mesma comenda em data oportuna.
As honrarias foram entregues pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. As medalhas do MEC são destinadas a profissionais que se destacaram em ações para a melhoria e o desenvolvimento do ensino e da educação brasileira. A atual edição se refere aos anos de 2024 e 2025.

A homenagem do MEC reforça o protagonismo do Tribunais de Contas na produção de conhecimento, na formação continuada e no apoio técnico às administrações públicas em temas estratégicos para a educação brasileira. A Educação é um dos pilares da Atricon e do IRB, que têm trabalhado em parcerias tanto com entidades do setor público quanto do setor privado.
A concessão da Ordem Nacional do Mérito Educativo à Atricon e ao IRB evidenciam que o trabalho técnico desenvolvido pelo controle externo é essencial para orientar políticas de Estado e apoiar gestores na construção de um país mais justo e desenvolvido.
Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou que a educação é a grande alavanca para que o Brasil volte a acreditar no futuro. “Não basta formar, é preciso valorizar quem forma”, afirmou.