IV CITC: Atricon anuncia vencedores do Prêmio Comunica 2025

Os vencedores do Prêmio Comunica 2025 foram anunciados pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), nesta quarta-feira (3), no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis, Santa Catarina.

A cerimônia, conduzida pela diretora de estratégia digital da FSB, Daniela Pereira, reconheceu os melhores projetos de comunicação dos Tribunais de Contas, reunindo conselheiros, equipes de comunicação e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na categoria Redes Sociais, o primeiro lugar foi garantido pelo projeto Vozes que Humanizam, do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), seguido pelo TCE Presente, do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) e Educação na Veia, projeto do  Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA).

Em Comunicação Interna, o primeiro lugar foi para a Semana do Orgulho LGBTQIAPN+, projeto criado pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG). Em segundo ficou o TCE Informa, do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) e o terceiro lugar foi para o projeto Conectados pelo Servir, do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).

Na categoria Ouvidorias, o Fiscalize em 1 Minuto, do Tribunal de Contas de Tocantins (TCE-TO) garantiu o primeiro lugar, seguido pelo Trilhas da Cidadania e Feira dos Municípios, dos Tribunais de Contas do Pará e Espírito Santo, respectivamente.

O conselheiro Cezar Miola, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, destacou a evolução da iniciativa e o impacto do convênio com o BID. “Qualificamos as nossas assessorias e fortalecemos a aproximação com a sociedade”, afirmou.

O vice-presidente executivo da Atricon, Joaquim de Castro, agradeceu às equipes e ressaltou “a chegada das Ouvidorias ao projeto, ampliando o alcance e o diálogo direto com o cidadão”. Já o conselheiro Gilberto Jales, vice-presidente eleito de Governança da Atricon, lembrou o desafio de envolver as ouvidorias desde o início: “Queríamos que elas participassem não só do prêmio, mas das capacitações, porque são a porta de entrada do cidadão nos TCs”.

O presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes, elogiou o prêmio por estimular a troca entre os Tribunais. Já o presidente da Atricon, Edilson Silva, afirmou que o Comunica é fruto de uma política de governança. “Não é uma ação isolada, mas resultado de um levantamento nacional que nos levou à criação da Rede Secom e ao fortalecimento da comunicação pública”, disse.

IV CITC

Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC ocorre de 2 a 5 de dezembro, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do TCE/SC, do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Audicon.

A quarta edição do Congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura de Florianópolis, da Prefeitura de Blumenau, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e do Grupo Baía Sul, e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda.

Texto: Lyniker Passos (TCE-GO)

Foto: Maycon Silva (Empresa Benevides)

Edição: Fernanda Mesquita (TCE-RR)