A nova versão do Radar Nacional da Transparência Pública e os dados de 2025 foram apresentados nesta quinta-feira (4/12), no estande da Atricon, durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC). O portal integra o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e consolida os resultados das avaliações feitas pelos Tribunais de Contas em todo o país.
A apresentação destacou a nova identidade visual do Radar e a navegação aprimorada, agora mais intuitiva. A ferramenta passou a contar com filtros de busca mais detalhados, novos gráficos e uma reorganização da visualização dos dados. A mudança facilita o acesso às informações das avaliações de transparência, permitindo consultar o status das análises, os resultados consolidados e o histórico de evolução de cada portal avaliado.
Entre os dados divulgados no estande, o índice médio de transparência dos portais públicos no Brasil apresentou crescimento. Em 2024, o indicador era de 63,94%. No ciclo 2025, subiu para 66,60%.
Segundo o secretário executivo do PNTP e auditor do TCE-MT, Volmar Junior, o aumento reflete o esforço dos órgãos em aprimorar suas informações e atender mais plenamente aos critérios do programa. “Isso comprova que os portais estão sendo aprimorados e que, de fato, a transparência tem crescido substancialmente”, afirmou. A apresentação também foi conduzida pelo assessor de tecnologia do PNTP e auditor do TCE-MT, Willian Gomes.
Acesse o Radar da Transparência em: radardatransparencia.atricon.org.br
IV CITC
Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC acontece de 2 a 5 de dezembro no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).
A realização da quarta edição do Congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de Blumenau, Assembleia Legislativa e Grupo Baía Sul e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda
>> Saiba mais sobre o IV CITC
Texto: Sabryna Moreno (TCE-GO) e João Paulo Aquino (TCE-RJ)
Foto: Guto Kuerten (TCE-SC)
Editor: Jeferson Cioatto (TCE/SC)