Projeto LED – Luz na educação é apresentado à Atricon

O vice-presidente de Relações Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, reuniu-se com a curadora do projeto LED – Luz na Educação, Letícia Castro, iniciativa da Rede Globo em parceria com a Fundação Roberto Marinho, para conhecer as ações do programa e discutir possíveis convergências voltadas ao fortalecimento das políticas públicas educacionais no país.

Durante o encontro, Letícia Castro apresentou o Projeto LED, que completa cinco anos em 2025 e tem como proposta reconhecer, estimular e dar visibilidade a iniciativas inovadoras na área da educação. A iniciativa é estruturada em três grandes frentes: o Prêmio LED, o Desafio LED e a Academia LED.

O Prêmio LED reconhece práticas transformadoras desenvolvidas por educadores, estudantes e organizações de todo o Brasil. As histórias dos seis vencedores são contadas em produções audiovisuais exibidas na programação da TV Globo e disponíveis no Globoplay, ampliando o alcance das experiências e inspirando novas iniciativas. Já o Desafio LED é voltado aos estudantes do ensino médio, da educação não formal, da graduação e da pós-graduação, que são convidados a propor soluções para desafios educacionais enfrentados ao longo de suas trajetórias. Nesta edição, o desafio contabilizou cerca de 2,5 mil inscritos, dos quais 80 estudantes foram selecionados para desenvolver projetos com foco em educação empreendedora, totalizando um investimento de R$ 1,6 milhão com o objetivo de impactar o futuro da educação.

A terceira frente é a Academia LED, iniciativa que busca aproximar universidades, centros de pesquisa e especialistas, fomentando a produção de conhecimento e o debate qualificado sobre educação. O projeto também mantém ativa a Comunidade LED, que promove interações ao longo de todo o ano e acompanha o relacionamento com os vencedores do prêmio, fortalecendo uma rede voltada à construção do futuro da educação.

Segundo Letícia Castro, o alcance do projeto evidencia sua relevância no cenário educacional brasileiro. “Tivemos mais de 20 mil inscrições no Prêmio LED, o que nos permitiu mapear, de forma muito concreta, os principais desafios da educação no Brasil. Também contamos com uma ação voltada aos estudantes, que é o Desafio LED, aberto a diferentes níveis e áreas de formação, no qual eles propõem soluções para problemas que enfrentaram ao longo de sua jornada. São iniciativas que mostram a potência da educação como motor de transformação”, afirmou. Letícia também destacou que abril, mês da educação, é marcado pelo Festival LED, um grande momento de celebração, com palestras, oficinas, mesas-redondas e a participação de criadores de conteúdo e pessoas apaixonadas pelo tema. “A intenção é democratizar as discussões sobre educação e cruzar os principais desafios do Brasil e do mundo com essa pauta central”, completou.

Cezar Miola apresentou à curadora algumas das ações desenvolvidas pela Atricon e pelos Tribunais de Contas na área educacional, com foco tanto na fiscalização quanto na indução de políticas públicas. “Os dados mostram desafios estruturais importantes, como a existência de cerca de um milhão de crianças matriculadas em escolas sem acesso à água potável, além de salas de aula sem climatização em um contexto de calor extremo. Nosso trabalho é fiscalizar, cobrar providências e contribuir para a melhoria desses indicadores”, ressaltou.

O vice-presidente da Atricon também citou iniciativas concretas dos Tribunais de Contas, ilustrando com a atuação em temas como educação infantil, alfabetização na idade certa e programas de alimentação e transporte escolar. “Muitas crianças têm na escola a principal refeição do dia, e o transporte escolar é fundamental para garantir o acesso à educação. São exemplos de atuações que buscam assegurar direitos. Quando a sociedade reconhece as instituições como espaços de garantia desses direitos, fortalecemos a confiança no regime democrático e defendemos a cidadania”, afirmou Miola, ao destacar ainda a importância da neutralidade dos órgãos de controle como ponto de aproximação de iniciativas como o Projeto LED e com a imprensa.

O encontro reforçou o interesse mútuo em ampliar o diálogo e explorar possibilidades de colaboração, a partir da troca de experiências e do compromisso comum com a melhoria da educação pública no Brasil. A reunião teve a participação das assessoras parlamentar da Atricon, Larissa Souza e da secretária-executiva da vice-presidência de Relações Institucionais da entidade, Priscila Oliveira.