Antonio Joaquim cita momento histórico da relação entre TCs e Governo Federal

“Estamos vivenciando, hoje, um momento histórico, em que o Governo Federal e os Tribunais de Contas se unem para tratar de dois assuntos de extrema importância e total interesse dos cidadãos brasileiros”, disse, na manhã desta quinta-feira (09), o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Antonio Joaquim, durante a abertura do encontro “Controle Externo em Ação: Regimes Próprios de Previdência Social e implementação da Nova Contabilidade Pública”. O evento está sendo realizado no auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília (DF).

Segundo o presidente da Atricon, as orientações dos Ministérios da Previdência Social e da Fazenda vão chegar até os gestores públicos por intermédio dos Tribunais de Contas. “Apenas dessa forma conseguiremos capacitar a gestão pública em tão pouco tempo”, enfatizou.

Em sua fala, o vice-presidente do Instituto Rui Barbosa, Júlio Pinheiro, pontuou a importância de os Tribunais de Contas e o Governo Federal agirem nesse momento para que, futuramente, essas instituições não sejam taxadas como omissas. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, concordou com o conselheiro e acrescentou que, a qualificação aprimorada do gestor público é uma missão que, de fato, exige parcerias.

A mesa de honra foi composta, entre outras autoridades, pelo subsecretário de Contabilidade Pública da STN, Gilvan Dantas – que representou o secretário da STN, Arno Hugo Augustin Filho -, pelo secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães – que representou o ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho.

Leave a Reply