O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), por meio da Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), promove nesta quarta-feira (12/6) a III Jornada do Meio Ambiente. Voltada para servidores e colaboradores, a programação foi elaborada através de atividades teóricas e práticas. O evento é uma promoção conjunta do Instituto Plácido Castelo (IPC), Núcleo de Recursos Humanos, da Coordenadoria do Sistema Integrado de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho (Cosismat) e da Associação dos Servidores do TCE (Assertce), com apoio da Assessoria de Comunicação Social da Corte de Contas.
Durante a Jornada, coordenada pelo presidente do TCE, conselheiro Valdomiro Távora, e pelo presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, a partir das 15 horas, os participantes assistirão palestras proferidas por dois especialistas no tema: João B. A. Figueiredo, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que falará sobre “A Educação Ambiental para a Vida em Sociedade”, e Flávia Cristina da Silva Taleires, coordenadora da A3P da Cagece, que debaterá sobre “Ações de Sensibilização da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P”. O evento acontecerá no auditório do IPC, prédio anexo ao TCE-CE.
Um dos destaques da Jornada deste ano é o plantio de mudas em sete áreas do estacionamento a partir das 14h30. A ação é aberta e visa promover a integração e a participação de Conselheiros, Procuradores, Auditores, Servidores e Colaboradores desta Corte. Também haverá visitas de sensibilização e entrega de caixas coletoras de papel para reciclagem em todos os setores do Tribunal. O conselheiro corregedor Edilberto Pontes Lima é participante do Movimento Pró-árvore e sugere que, para este evento, “sejam plantadas mudas da região, valorizando espécies nativas”.
Saiba mais sobre a Comissão A3P do TCE-CE – Participante à nível estadual, a Comissão pretende, através de medidas necessárias, ser referência e ingressar no modelo nacional da Agenda Ambiental na Administração Pública. O projeto, com previsão de cinco anos, pretende seguir e implantar definitivamente os cinco eixos estabelecidos para todos os órgãos:
– Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;
– Gestão adequada de resíduos gerados;
– Qualidade de Vida no Trabalho;
– Sensibilização e capacitação dos servidores e colaboradores;
– Licitações sustentáveis.
Novos procedimentos já foram efetivados no primeiro semestre desse ano. Três cursos de Educação Ambiental à Distância (EAD) foram oferecidos aos servidores e colaboradores. Além do agendamento com o CONPAM – Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – para palestra na semana do Meio Ambiente, outras ações implementadas como, por exemplo, a confecção de caixa de acrílico para descarte de pilhas e baterias a ser colocada ao lado do ponto eletrônico, e a análise referente aos gastos com copos descartáveis fazem parte do cotidiano do TCE.
Formada por integrantes do Instituto Plácido Castelo (IPC), Recursos Humanos, Coordenadoria de Saúde Integrada e Meio Ambiente do Trabalho (Cosismat), Gabinete da Presidência e Assessoria de Planejamento, a liderança da A3P visa implantar, ainda no ano de 2013, uma nova cultura de gestão no TCE. O presidente da A3P no TCE, Pedro Henrique Alves Camelo destaca a importância de eventos desse porte. “Queremos estimular, através da sensibilização, os servidores e os colaboradores a se engajarem na agenda”.
Mensagens de alerta nos computadores com lembrete para desligar equipamentos e luzes, divulgação do símbolo – A3P em copos, distribuição de garrafinhas para água (logomarca A3P) em substituição do copo descartável, fazem parte do plano de ação da equipe ao longo do ano.