Inicia nesta quarta-feira (23) a capacitação para uso da ferramenta AJUNTA, que detecta conluios em licitações. O treinamento, que ocorrerá até o 25 de agosto, em João Pessoa, é promovido pela Atricon em conjunto com o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). As atividades serão realizadas no Espaço Cidadania Digital Conselheiro Juarez Farias, localizado na sede do TCE-PB.
Hoje, a Atricon e o TCE-PB firmarão um acordo de cooperação que possibilitará a todos os órgãos de controle do País o uso da plataforma. Desenvolvida por auditores do TCE-PB, o AJUNTA é a primeira ferramenta do país capaz de detectar, automaticamente, a formação de conluios em licitações públicas a partir do cruzamento de banco de dados. A iniciativa foi reconhecida como boa prática pela Atricon no projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e apresentada, recentemente, no 2º Laboratório de Boas Práticas dos TCS (LabTCs), realizado em Cuiabá (MT).
“O objetivo é propiciar a transferência das tecnologias e conhecimentos utilizados nessa plataforma tecnológica, de modo a contribuir com o aperfeiçoamento das atividades de controle externo”, explicou ofício enviado aos TCs e conjuntamente assinado pelos presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, e do TCE paraibano, Nominando Diniz.
A Atricon dispôs à rede nacional dos TCs, por meio de link, a Minuta do Acordo de Cooperação Técnica e os Termos de Compromisso e Adesão para análise prévia dos dirigentes dos órgãos de controle com o propósito de agilizar as deliberações e encaminhamentos necessários, em especial a participação de servidores na capacitação mencionada.
Com informações do TCE-PB.