Acordo entre o TCU e a Atricon viabilizará participação de auditores junto a Conselho da ONU 

A Atricon e o Tribunal de Contas da União vão firmar um acordo para selecionar servidores dos órgãos de controle estaduais e municipais a fim de atuarem no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas. Uma lei publicada em janeiro deste ano autoriza o presidente do TCU a se tornar membro do Conselho, permitindo também que auditores atuem no exterior, celebrando acordos para ceder servidores da Controladoria-Geral da União e dos Tribunais de Contas do país.

O presidente da Atricon, Cezar Miola, destaca a oportunidade de conhecimento e aprendizado da iniciativa para os agentes de controle no boletim veiculado pela Rádio Justiça.

Inicialmente serão disponibilizadas oito vagas para auditores dos 32 Tribunais de Contas. A seleção dos participantes terá critérios como proficiência em inglês, treinamento e experiência em auditoria financeira. A divulgação dos selecionados acontece até 23 de fevereiro de 2024, e os treinamentos ocorrerão em março e abril. O início das atividades está previsto para julho de 2024.

A iniciativa visa proporcionar aprendizados, fortalecer a atuação internacional dos profissionais brasileiros e promover a eficiência de projetos da Organização das Nações Unidas. O Conselho de Auditores da ONU, estabelecido em 1946, é responsável por auditar as contas da organização. O Brasil ocupará uma vaga anteriormente pertencente ao Chile.