Aplicativo lançado pelo TCE-PB e Governo do Estado vai mostrar onde comprar mais barato na Paraíba

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arnóbio Viana e o governador João Azevedo, lançaram no final da manhã desta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção, o aplicativo de celular ‘Preço da Hora’.

A mais nova ferramenta do TCE-PB irá disponibilizar para o cidadão, em qualquer região do Estado, informações, em tempo real, onde comprar barato na Paraíba com preços de mais de 739 mil itens de produtos. A nova ferramenta de transparência tem tecnologia 100% paraibana.

O aplicativo, desenvolvida em conjunto pelo Tribunal de Contas da Paraíba, Governo da Paraíba, e Universidade Federal da Paraíba já está disponível para download nas lojas do Google Play e App Store. E também pode ser acessada no Portal do Preço da Hora. Confira o site do aplicativo Preço da Hora

Durante a solenidade, o presidente do TCE-PB, Arnóbio Viana, destacou que o aplicativo, num primeiro momento, será voltado para o cidadão, mas depois, ele será aprimorado para o serviço público, tanto para o Governo do Estado quanto para prefeituras e outros órgãos públicos.

Ele parabenizou a equipe que desenvolveu o aplicativo e destacou que tudo isso é o somatório de inteligências de técnicos do Tribunal de Contas, juntamente com professores da UFPB. “O aplicativo ‘Preço da Hora” é fenomenal e tem como objetivo principal de uma transmissão indireta de renda.

“Nossa Corte está cumprindo não apenas o dever constitucional de fiscalizar os recursos púbicos, mas tem também sua responsabilidade social. O Tribunal de Contas continuará na sua usina de eficácia, eficiência com o retorno de dispositivos digitais trazendo benefícios para a coletividade e notadamente no aspecto da transparência, que é o maior veículo de combate à corrupção” finalizou.

Com o aplicativo, que conta com informações oficiais das Notas Fiscais de todo o Estado, o cidadão poderá saber exatamente qual o menor preço, em sua cidade, do produto pesquisado. O sistema abrange um universo de até 121.590 estabelecimentos de todos os 223 municípios paraibanos.

O aplicativo vai permitir comparar os preços praticados e indicar onde tem um valor melhor a ser adquirido. Inclusive preços dos combustíveis. Além disso, a ferramenta vai proporcionar uma forte celeridade aos órgãos públicos para a tomada de preços e na realização de licitações.

Durante a solenidade, a ferramenta foi apresentada pelo coordenador do projeto, o auditor de Contas Públicas do TCE, Aguinaldo Macedo Filho. Na sua explanação ele mostrou como as informações são atualizadas a cada 5 minutos, ou seja, na hora em que a nota fiscal é emitida, o preço é inserido na base de dados do “Preço da Hora”.

O coordenador do projeto informou que pelo aplicativo o cidadão terá, no mapa da cidade, os três melhores preços da cidade. Podendo ainda, visualizar a rota mais próxima para chegar ao estabelecimento. “O usuário poderá digitar uma palavra-chave ou simplesmente passar o leitor de código de barras pra fazer sua pesquisa”, ensinou.

BENEFÍCIOS – Os benefícios esperados por meio do APP, segundo os envolvidos no projeto, serão de economia para toda sociedade; promoção do comércio local; controle da inflação paraibana; arrecadação para o Estado e referência de preços para compras públicas.

CONVÊNIO –  Para realização do projeto foi assinado, em 18 de janeiro deste ano, durante solenidade no Centro Cultural do TCE,  um convênio de cooperação técnica firmado pelo governador João Azevêdo, pelo secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro André Carlo Torres ( no final do sua gestão), que possibilitou  a criação do aplicativo para saber o menor preço de diversos produtos em estabelecimentos do Estado. O convênio visa disponibilizar o acesso de dados das notas fiscais eletrônicas ao consumidor (NFC-e) ao TCE-PB, que serve de base ao aplicativo.

De acordo com a equipe de professores da UFPB, as fontes de dados também utilizadas para desenvolver o projeto, além das informações da Secretaria da Receita da Paraíba ( SERPB) , também são do IBGE, , MERCOSUL, Ministério da Indústria, Comercio Exterior e Serviços, Agência Nacional de Petróleo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, NFE e o Google Maps.

Ascom/TCE-PB