Artes plásticas e música marcam nesta sexta-feira (12) lançamento do projeto TCE (MA) Cultural

Abertura da exposição dos artistas plásticos Fábio Vidotti e Emily Miranda marca, nesta sexta-feira (12), às 10h30, o lançamento do projeto TCE Cultural. A proposta visa fomentar o desenvolvimento de segmentos artísticos como música, literatura, artes visuais, cultura popular e demais manifestações produzidas no estado, valorizando também os talentos artísticos dos servidores. A mostra está ambientada no Espaço de Convivência do prédio anexo do Tribunal.

Além da participação do presidente do TCE, conselheiro Washington de Oliveira, que fará a fala de abertura, do coordenador do projeto, Clçaudio Pinheiro, e da presença de alguns convidados, o lançamento do projeto contará com apresentação musical dos cantores Jane Matos, Syd Cavalcante, Neto Peperi e Well Matos, além dos músicos Caê Dias e Ernildo

Nome consolidado das artes plásticas no Maranhão, Fábio Vidotti, Vidotti também vai ministrar a oficina Arte Livre, de 17 a 24 de novembro, das 10h às 12h, destinada a servidores do órgão com grupos de quatro a cinco pessoas por dia, em respeito às normas e protocolos de segurança e saúde.

Sua exposição individual Experimentação e Cores, que fica em cartaz até 13 de dezembro, é composta de 35 telas produzidas com as técnicas acrílica e tinta óleo, resultante de cinco anos de observação dos bailados e movimentos da cultura popular maranhense. “Por meio das cores, optei por traduzir alguns desses movimentos, como o bailado das penas do bumba meu boi, uma grande fonte de riqueza de cores e movimento”, detalha o artista.

Ex-estagiária da casa, a maranhense de São José de Ribamar Emily Miranda recorreu ao filósofo grego Sócrates para nomear sua primeira exposição individual. Nosce te Ipsum (Conhece-te a ti mesmo) reúne dez trabalhos em óleo sobre tela. A proposta se traduz no aprofundamento dos traços fenotípicos, na relação homem, animal e natureza e na cultura como apropriação coexistente à essência do indivíduo social. ““Encontrei na arte não uma carreira profissional, mas uma forma de enxergar o cotidiano e as variações do mundo”, resume a artista.

ASCOM TCE-MA