Assessores discutem plano de comunicação

Foto TCE-CE

A Atricon realizou na manhã desta quinta-feira (28/05) uma videoconferência com representantes das assessorias de comunicação do Sistema Tribunais de Contas do Brasil. A reunião se estendeu por mais de três horas e que, em determinados momentos chegou a contar setenta participantes, entre jornalistas, conselheiros e profissionais de marketing, foi coordenada pelo presidente Fábio Nogueira.

A pauta da reunião girou em torno de uma ação, que está sendo capitaneada pela Atricon, em a parceria do IRB, da Abracom, do CNPTC e da Audicon, para reforçar a capacidade de produção e compartilhamento de mídias e matérias sobre a atuação das Cortes de Contas brasileiras. A ideia é estreitar relação com sociedade, favorecendo a um melhor entendimento acerca do imprescindível papel dessas instituições para o aperfeiçoamento da gestão pública e combate à corrupção.

Foto TCE-CE

O jornalista Marco Antônio Sabino vai coordenar o plano de integração da comunicação do Sistema Tribunais de Contas. Como ponto, ele sugeriu a criação de um comitê, que será formado por cinco representantes das assessorias, em sistema de rodízio, para a elaboração e produção de conteúdo com abrangência nacional.

Os integrantes da Rede de Comunicação dos Tribunais de Contas foram unânimes em parabenizar a iniciativa da Atricon e reforçaram a importância de se trabalhar em pautas unificadas, que ampliam a possibilidade de repercussão em todo o país. As redes sociais, como um importante e abrangente canal de contato com a população, também deverão favorecer ao propósito da ação.

Para ilustrar a importância de uma pauta unificada, o presidente Fábio Nogueira citou números de 2019, quando o Sistema Tribunais de Contas imputou R$ 16 bilhões em multas e julgou 350 mil processos. “São dados que não deixam dúvida sobre a relevância do trabalho do Sistema de Contas em defesa da boa governança pública”, disse Nogueira.

O próximo passo será a realização de uma reunião de trabalho, também por vídeo, com a Rede de Comunicação para detalhar o plano apresentado pelo jornalista Marco Antônio Sabino.

Fábio Nogueira encerrou o encontro virtual, agradecendo a colaboração dos presidentes dos Tribunais de Contas e o compromisso dos Assessores de Comunicação, destacando que “a transparência é fundamental nesse processo transformador”.

Contribuições destacadas – Participaram da reunião, com o oferecimento de sugestões, os conselheiros Joaquim de Castro (TCM-GO), presidente do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC); o conselheiro Cezar Colares, (TCM-PA), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom); Conselheiro Cezar Miola, do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Brabosa (CTE-IRB); o conselheiro presidente Severiano Costandrade (TCE-TO); o conselheiro presidente Paulo Curi (TCE-RO); o conselheiro corregedor Gilberto Jales (TCE-RN); o conselheiro Wanderley Ávila (TCE-MG); e a conselheira substituta do TCE-GO, Heloísa Helena Godinho, da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos TCs (Audicon).

Ascom Atricon – Ridismar Moraes, com a colaboração de Rafeal Martini (TCE-SC)