Atricon destaca importância do planejamento de infraestrutura no ENAOP 2024

O planejamento da infraestrutura de obras públicas e a sustentabilidade foram os temas em destaque na abertura oficial do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas (ENAOP 2024), realizada nesta quarta-feira (12), em Luís Correia, cidade litorânea do Piauí. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conta com o apoio da Atricon e reúne membros e servidores dos Tribunais de Contas, além de diversas autoridades e especialistas do setor.

Durante sua fala de abertura, o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, falou sobre a importância do ENAOP para o desenvolvimento social e econômico do país, ressaltando que o planejamento de infraestrutura é um tema central para o desenvolvimento sustentável do Brasil. “Este é um momento de aprendizado e conhecimento para as instituições que zelam pelo bom uso dos recursos públicos”, disse.

Edilson Silva, presidente da Atricon, enfatizou a necessidade de aperfeiçoar o Controle Externo para garantir políticas públicas eficientes. “Somos o instrumento de garantia dos cidadãos para que eles possam desfrutar de políticas públicas eficientes. Sem infraestrutura adequada e sem obras de qualidade os cidadãos não conseguem usufruir dos meios necessários para educação e saúde, por exemplo”, afirmou Edilson.

Já o conselheiro do TCE-AC e presidente do Comitê Técnico de Obras e Engenharia do Instituto Rui Barbosa (IRB), Antônio Malheiro, destacou a importância de concluir as obras públicas, afirmando que “é necessário fazer com que o pouco que é executado chegue ao final, pois só assim é possível apresentar progresso à sociedade”.
 
Adriana Cuoco, presidente do Ibraop, lembrou da urgência da temática de planejamento da infraestrutura e a necessidade do desenvolvimento sustentável para garantir igualdade de oportunidades. “Os Tribunais de Contas trazem benefícios reais para a sociedade, por isso, precisamos tornar nossa vida, nossa infraestrutura, tudo que a gente pensa em favor da sociedade, absolutamente sustentável”, concluiu.

Participaram, ainda, da cerimônia de abertura o conselheiro-substituto do TCE-PI, Jackson Nobre Veras, o vice-presidente regional sul e sudeste da ANTC, Fernando Morini, o presidente do CREA-PI, Hércules Medeiros, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa Silva, entre outros.

Após a cerimônia de abertura, foi anunciado o próximo Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, que será realizado em 2025, no Amazonas, e a produção do livro em comemoração ao jubileu de prata do Ibraop. A programação do evento segue até o próximo sábado, 15/06.

Foto: Filipe Radajeski