A Direção da Atricon, reunida no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) em 11 de março, aprovou os direcionadores estratégicos dos projetos e atividades da gestão 2024-2025 da entidade, os quais refletem o compromisso da entidade com os pilares da continuidade, da inovação, da unidade e da integração presentes no discurso de posse do Presidente, Edilson Silva (TCE-RO).
O conteúdo – alinhado com o plano estratégico 2024-2029 e com os objetivos estatutários da Atricon – foi apresentado à Direção pelo presidente da entidade, após proposta do Comitê Estratégico de Controle Externo e do Comitê Estratégico de Gestão, coordenados pelo conselheiro Valter Albano (TCE-MT) e pela conselheira Substituta Milene Dias da Cunha (TCE-PA), Secretária-Geral da Atricon.
Esses direcionadores estratégicos nortearão a atuação da Atricon nos próximos dois anos, servindo de bússola para a definição do Plano de Gestão 2024-2025 e facilitando o monitoramento do progresso ao longo do tempo.
O propósito é alinhar todas as comissões responsáveis pelo planejamento e execução dos projetos e atividades da entidade – sob as lideranças da Presidência, das Vice-Presidências e da Secretaria-Geral – em torno de objetivos comuns e diretrizes claras. Facilitar o planejamento e a tomada de decisões, fornecendo uma estrutura objetiva para orientar as atividades e a alocação de recursos ao longo da gestão, evitando a sobreposição de ações e a sobrecarga sobre os Tribunais de Contas. Fortalecer as parcerias institucionais e ampliar o engajamento e a participação ativa de membros e técnicos dos Tribunais de Contas nas ações voltadas ao aprimoramento de todo o Sistema. Promover a transparência e a prestação de contas, estabelecendo uma base sólida de confiança e credibilidade.
Seu conteúdo poderá ser ajustado sempre que a gestão entender necessário, garantindo que a Atricon permaneça no caminho certo.
Os pilares da gestão 2024-2025 da Atricon
Ao tomar posse na presidência da Atricon em 20 de fevereiro, o conselheiro Edilson Silva comprometeu-se em conduzir a gestão 2024-2025 calcado nos pilares da unidade, continuidade, integração e inovação.
A unidade, concebida como a convergência de esforços e propósitos dos Tribunais de Contas e seus membros e servidores em prol do fortalecimento das estruturas de controle externo, representa o alicerce sobre o qual as iniciativas serão edificadas.
A continuidade reflete o compromisso com a perenidade das ações e políticas institucionais da Atricon, assegurando a estabilidade e a consistência dos avanços em prol dos Tribunais de Contas e da sociedade brasileira.
A integração implica em sinergia e no fortalecimento de parcerias entre as diversas instituições do Sistema Tribunais de Contas, visando à maximização dos resultados e à otimização dos recursos disponíveis.
A inovação é o motor que impulsiona os projetos da Atricon para alcançar novos patamares de excelência.