Atricon e Unicef compartilham ações relativas à estratégia Busca Ativa Escolar

No mês de agosto, os órgãos de controle externo do Mato Grosso, Rondônia, Sergipe e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará compartilharam suas principais práticas usando a ferramenta de Busca Ativa Escolar para estimular o retorno de alunos que perderam o vínculo com instituições de ensino. 

O atual lema da campanha do Busca Ativa Escolar é “Fora da Escola, não pode!”. Este é um projeto do UNICEF para combater a evasão e o abandono à escola, com o apoio de parceiros estratégicos e de instituições como a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. O presidente da Atricon, Cezar Miola, destaca os compromissos do controle externo no boletim veiculado na Rádio Justiça.

A plataforma Busca Ativa Escolar funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre representantes da educação, saúde, assistência social e planejamento de um município. Os profissionais identificam e registram as crianças que estão fora da escola e, depois dos jovens e de suas famílias serem atendidos por especialistas, equipes de monitoramento trabalham para  garantir a permanência da criança na escola durante o primeiro ano de reinserção. 

Os resultados da última medição do programa, divulgados em 25 de maio, apontaram que 1.142 municípios já haviam alcançado a meta de matricular ou rematricular 40% do total de crianças e adolescentes fora da escola, o que representa 56,5% do total de inscritos nesta edição. Outras informações estão disponíveis em buscaativaescolar.org.br.