A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) reuniu de forma virtual, na sexta-feira (19), conselheiros e técnicos de Tribunais de Contas, para apresentar a sistemática de funcionamento das comissões responsáveis pelos projetos e atividades da gestão 2024-2025. Ao todo, o encontro contou com 47 participantes, incluindo o vice-presidente Executivo da Atricon, conselheiro Joaquim Alves Castro (TCM-GO), o vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo, conselheiro Sebastião Carlos Ranna (TCE-ES), e o coordenador-geral do projeto de Gestão da Estratégia, Conselheiro Jailson Viana (TCE-RO).
Na abertura dos trabalhos, o conselheiro Joaquim Alves de Castro antecipou que a nova sistemática favorece a integração do Sistema Tribunais de Contas do Brasil. “Atricon, IRB, CNPTC, Abracom, Asur, Audicon, Tribunais de Contas e outras entidades do Sistema, todos juntos, planejando e executando, de modo alinhado, com vistas ao aprimoramento do controle externo”. Ao final, afirmou: “Mãos à obra. Vamos adiante. Tenho certeza de alcançaremos o sucesso que desejamos”.
A secretária-executiva do Comitê Estratégico de Controle Externo da Atricon, Risodalva Castro, iniciou sua apresentação destacando os pilares da gestão 2024-2025, que são: unidade, continuidade, integração e inovação. Em seguida, esclareceu que cada um dos projetos e atividades da Atricon serão planejados e executados por comissões específicas, vinculadas à Presidência, às Vice-Presidências ou à Secretaria-Geral da Atricon, coordenadas por conselheiros e integradas por membros e técnicos representantes de Tribunais de Contas e de entidades representativas do Sistema. O conjunto dos planos de cada projeto comporá o plano de gestão da Atricon neste biênio.
Segundo ela, esse mecanismo foi estabelecido para atender às diretrizes do presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva (TCE-RO), de modo que as ações sejam realizadas com a ampla participação de membros e técnicos de todo o país, alinhadas em função da temática e integradas com as dos projetos das demais entidades do Sistema, evitando sobreposições e sobrecarga sobre os Tribunais de Contas.
Risodalva destacou, também, as funções dos diversos membros nas comissões. Aos coordenadores, cabe garantir que todas as atividades estejam alinhadas com os objetivos e direcionadores estratégicos, os prazos e os recursos disponíveis. O Secretário Executivo é o responsável pela operacionalização e organização das atividades da comissão. A todos os membros da comissão, cabe o planejamento e a execução das ações do projeto, garantindo as entregas nos prazos programados.
Outros partícipes destacados foram os servidores que atuarão como enlaces na gestão, facilitando o relacionamento das comissões com a gestão da Atricon:
Presidência: Ana Paula Ramos e Silva e Clayre Teles Eller, ambas do TCE-RO
Vice-Presidência Executiva: Priscila Kelly Fernandes Borges, do TCM-GO
Secretaria-Geral: Tânia Castro, do TCE-PA
Vice-Presidência de Relações Político-Institucionais: Elisa Cecin, Fernanda Nunes, Leo Arno e Priscila Oliveira, do TCE-RS
Vice-Presidência de Relações Jurídico-Institucionais: Juliana Medicis, do TCE-PE
Vice-Presidência de Desenvolvimento e Controle Externo: Márcio Marinot, do TCE-ES
Vice-Presidência de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Coorporativos: Angélica Fernandes, do TCM-SP
Vice-Presidência de Relações Internacionais: Marisaura Rebelatto, do TCE-SC
Comitê Estratégico de Controle Externo: Risodalva Castro, do TCE-MT
Comitê Estratégico de Gestão: Tânia Castro, do TCE-PA
Gestão da Estratégia: Fernando Garcia e Marcio Santos, ambos do TCE-RO
Após as apresentações, o conselheiro Jailson Viana de Almeida (TCE-RO) afirmou ser fundamental esse planejamento. “Fica muito claro onde a Atricon deseja chegar”, resumiu.
Assessor da Atricon Bruno Piana (TCE-RO) considerou a reunião positiva, uma vez que legitima o trabalho em desenvolvimento. “Integrar e conhecer as pessoas que estão à frente dos projetos é de fundamental importância para o sucesso do planejamento”, disse.
Ao encerrar a reunião, o conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo agradeceu pela colaboração permanente e de qualidade que os Tribunais de Contas, seus membros e servidores, indistintamente, dedicam ao Sistema Tribunais de Contas, o que tem possibilitado os grandes avanços já alcançados. “A manutenção e o fortalecimento dessa parceria fortalecerão ainda mais nossas instituições e ampliarão os benefícios do controle externo. Quem ganha como isso é a população brasileira”, concluiu.