Atricon participa da Conferência Internacional Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável, o T20

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, destacou ações realizadas pelo Sistema TCs pelo desenvolvimento sustentável durante a Conferência Internacional “Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável”, o T20. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Tocantins (TCE-TO) em parceria com a Universidade Federal de Tocantins (UFT), ocorreu nesta quarta-feira (16).

De acordo com Edilson Silva, a Atricon tem sido diligente na implementação de ações que assegurem o alinhamento das atividades dos TCs com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Entendemos que, para que esses objetivos sejam alcançados, é necessário um compromisso institucional permanente e consistente”, defendeu. “Em nossos direcionadores estratégicos, por exemplo, cada projeto carrega a diretriz de ‘Promover o alinhamento das ações com os ODS'”, informou.

>> Leia a íntegra do discurso do presidente da Atricon.

Entre as ações, Edilson Silva listou o III Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, realizado no fim de agosto no Amapá, e o Acordo de Cooperação Técnica com a Transparência Internacional – Brasil, com diretrizes inéditas para o controle externo da gestão florestal, ou seja, com orientações para os Tribunais de Contas na fiscalização de políticas florestais e dos órgãos públicos ambientais.

Já o presidente do TCE-TO, André Luiz de Matos Gonçalves, defendeu maior integração entre as instituições que possam trabalhar em conjunto. Segundo ele, os Tribunais de Contas precisam ser órgãos que indiquem soluções que tragam mudanças na vida das pessoas. “Para nós, do TCE-TO, é uma honra oferecer essa oportunidade de debate internacional. Que possamos encontrar caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável que tanto almejamos”, disse.

Por sua vez, o reitor da UFT, Luiz Eduardo, lembrou que as pautas de sustentabilidade, ESG, mudanças climáticas e da matriz energética crescem a cada dia. “E a academia sempre estará trabalhando para que possamos juntos estabelecer diálogos que nos tragam bons frutos”, mencionou. “Estamos sempre à disposição para somar nesse processo”, garantiu.

A Conferência

A Conferência Internacional “Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável”, o T20, faz parte de uma agenda de extrema importância, em que o mundo enfrenta desafios globais, como as mudanças climáticas e suas consequências, como a desigualdade social e a instabilidade econômica.