Atricon participa da elaboração das ações da ENCCLA para 2025

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) participou, entre os dias 25 e 28 de novembro, da Reunião Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA 2025). O encontro, que reuniu representantes de diversos órgãos nacionais, ocorreu no Ministério da Justiça e contou com a presença do ministro Ricardo Lewandowski.

Edilson Silva ao lado de outras autoridades

O presidente da Atricon, Edilson Silva, lembrou que o Sistema Tribunais de Contas tem papel importantíssimo no combate à corrupção e lavagem de dinheiro, uma vez que os TCs acompanham cada gasto do dinheiro público feito por gestores. “Somos órgãos fiscalizadores por natureza e, claro, exercemos nosso preceito constitucional de forma transparente, de modo que a população tome conhecimento de onde estão sendo investidos os recursos públicos”, lembrou. “A corrupção é uma praga que deve ser combatida por todos nós. Essa Plenária é a concretização daqueles que não se cansam de trabalhar para impedir que ela prospere”, afirmou.

Durante os dias de Plenária, o colegiado aprovou os quatro eixos que deverão nortear os trabalhos no próximo ano. São eles:

Eixo 1 – Sistema Financeiro e Fraudes Eletrônicas
Eixo 2 – Inserção do Crime Organizado em Cadeias Econômicas Produtivas
Eixo 3 – Inteligência Artificial e outras tecnologias disruptivas no enfrentamento da corrupção e da lavagem de dinheiro – regulação e boas práticas
Eixo 4 – Continuidade do tema ambiental em segmentos ainda não analisados

A Plenária decidiu priorizar, dentre outras estratégias, ações articuladas para prevenir e combater fraudes bancárias e explorações de cadeias econômicas por organizações criminosas. A Atricon participará como entidade colaboradora de várias ações, em particular, aquelas que visam fortalecer o controle da administração pública.

Fotos: Felipe Motin/TCE-RO