Atricon participa de congresso de auditores do TCU

O presidente da Atricon, Cezar Miola, participou, na noite desta segunda-feira (18), da abertura do VIII Congresso dos Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU). Com o tema “Desafios do auditor em um novo tempo”, o evento, que acontece até o dia 20, pretende debater as oportunidades para o aperfeiçoamento do controle externo, o uso da inteligência artificial nas ações fiscalizatórias e o home office como novo modelo de trabalho, entre outros assuntos.
“Reafirmo, aqui, o compromisso que nos une em torno desse conjunto de valores, de propósitos e de objetivos que, talvez, possam ser sintetizados pelo verbo cuidar, que vejo estampado nos painéis deste Congresso. O significado de cuidar é tamanho abrangente e relevante para nós, que somos servidores públicos: cuidar da vida das pessoas, através dos mecanismos de atuação que nos são outorgados pela ordem jurídica. Temos muitos desafios, como o de trabalhar pela melhoria da gestão e da governança, de zelar pela ordem jurídica, pelo regime democrático e pelo princípio republicano, objetivando sempre a construção do bem de todos. Cuidar do bem de todos é um dos objetivos, senão o objetivo fundamental da República”, disse.
Cezar Miola também ressaltou os investimentos que as instituições têm realizado nos quadros técnicos por meio da qualificação dos servidores que atuam na fiscalização e nos serviços administrativos. “Esse é o compromisso que temos procurado fomentar, difundir e estimular no âmbito do Sistema Tribunais de Contas”.
A abertura do encontro, que acontece em Florianópolis (SC), teve a participação virtual da presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes; do TCU ministro Augusto Nardes; dos presidentes da União dos Auditores Federais de Controle Externo, Eduardo Resende; do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior; do Controlador-Geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, e do procurador do Ministério Público junto ao TCU, Rodrigo Medeiros de Lima. Na oportunidade, o conselheiro Adircélio de Moraes, que ocupa o cargo de vice-presidente da Atricon, representou também o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

Confira a programação em: https://www.auditar.org.br/?go=noticias&bin=read&id=2623.

Assista à cerimônia de abertura em: https://www.youtube.com/watch?v=eRtJAt9Sei0